16.4 C
Jundiaí
sábado, 20 abril, 2024

Placa do Mercosul entra em vigor em São Paulo 31 de dezembro

spot_img

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou uma nova alteração do prazo para adoção das placas padrão Mercosul no Brasil. Até então, as unidades federativas deveriam implantar o novo padrão a partir do dia 1º de dezembro.
Agora, cada Estado terá um cronograma diferenciado para adotar a novidade. O Rio de Janeiro é o único Estado que já trabalha com as placas padrão Mercosul. São Paulo e Minas Gerais, donos das maiores frotas do país, só terão obrigatoriedade de adotar as novas chapas no último dia de 2018.
Veja os prazos para cada Estado 

  • Rio de Janeiro – até 3 dezembro
  • Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Rondônia – até 10 de dezembro
  • Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul – até 17 de dezembro
  • Acre, Alagoas, Maranhão, Paraná e Piauí – até 24 de dezembro
  • Amapá, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Geras, Pará, Paraíba, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins – 31 de dezembro

Desde 2014, quando os países do Mercosul decidiram utilizar um mesmo padrão, o Brasil já alterou o prazo para adoção das placas Mercosul quatro vezes. O modelo já utilizado na Argentina e no Uruguai deveria entrar em vigor por aqui em janeiro de 2016. Depois foi adiado para 2017, por tempo indeterminado e, por fim, as novas datas anunciadas nesta semana.

O padrão Mercosul precisa ser adotado para o primeiro emplacamento e para quem tiver a placa antiga, no caso da troca de município ou propriedade.
 

Leia também: Maxi Shopping tem horário especial para o mês de dezembro

Além dos prazos, também foi anunciado que as placas não vão mais ter os brasões dos municípios e Estados. Presença dos símbolos causou indignação, já que fugia do padrão utilizado por outros países do bloco.

Também se abriu a possibilidade de diminuição do comprimento das chapas. Segundo o Contran, a dimensão das novas chapas podem ser reduzidas até 15% caso não caibam em determinados veículos. Essa redução no comprimento deve ser aprovada pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). 

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas