20.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Pela primeira vez Réveillon da Avenida Paulista terá fogos sem barulho

spot_img

A Prefeitura de São Paulo anunciou que a queima de fogos durante os shows de réveillon na Avenida Paulista, no centro, usará apenas artifícios de efeito visual, sem barulho. Os rojões barulhentos não serão usados em respeito à Lei Municipal 16.897/18, aprovada pela Câmara Municipal neste ano, que proíbe fogos na capital.
A prefeitura não informou qual empresa fará o espetáculo visual, quanto ela custará, como será contratada nem se essa modalidade seria mais cara ou mais barata do que os fogos de artifício comuns.
A proibição é para uso, manuseio, queima e soltura. O objetivo da regra é proteger idosos, crianças, pessoas e deficiência, que podem ter mal-estar diante dos barulhos. Mas o apoio maior à mudança veio de grupos de defesa dos animais, uma vez que cães, principalmente, se assustam com o estouro dos artefatos. 
Embora tenha sido votada e sancionada neste ano, a legislação não está valendo. Isso porque uma decisão liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), publicada em junho, às vésperas da Copa do Mundo, anulou os efeitos da lei, atendendo a pedido do Sindicato das Indústrias de Explosivos do Estado de Minas Gerais (SindiEMG).
 
Leia também: Placa do Mercosul entra em vigor em São Paulo 31 de dezembro
 
A entidade havia ingressado com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), argumentando que há leis estaduais e federais regulamentando os fogos de artifício e a legislação municipal não poderia passar por cima delas. O tema também é debatido em outras cidades. A lei ainda não foi regulamentada.
A Prefeitura não divulgou ainda qual será a programação dos shows na Paulista.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas