19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Jundiaí terá piscinão para conter enchentes no Jardim das Tulipas

spot_img

A Prefeitura de Jundiaí deu início este mês a construção de piscinão para evitar enchentes no Jardim das Tulipas, especialmente na parte baixa do bairro, que há anos sofre com o problema em épocas de chuvas intensas. Na semana passada, foi concluída a construção de galerias pluviais e, ainda esta semana, terá início o recapeamento de vias importantes do bairro.
De acordo com o gestor-adjunto de Obras de Infraestrutura da unidade, Ademir Pedro Victor, o “polder” terá 200 metros de extensão por 30 metros de largura, com 1,85m de profundidade, com capacidade para armazenar 7 milhões de litros de água. “A água chegará ao espaço por meio das galerias e será devolvida ao rio à medida que o nível da água for baixando. Serão instaladas caixas com válvulas de retenção para controlar o fluxo e evitar alagamentos”, explica.
Segundo a unidade, o “polder” deverá estar pronto dentro de 40 dias. Outra iniciativa em andamento no bairro é a dragagem do rio, que consiste na remoção de sedimentos como lodo e areia do leito para solução de problemas ambientais e para evitar enchentes. Segundo o gestor, a limpeza estará concluída em 60 dias.
 
Leia também: Popeye do século 21 come espinafre orgânico e usa apito
 
Na semana passada, a Unidade de Serviços Públicos concluiu a implantação de novas galerias pluviais no bairro, além da troca e ampliação dos tubos já existentes. O investimento foi de cerca de R$ 400 mil com recursos próprios e de uma contrapartida de uma construtora. 
Toda o investimento na parte baixa do Jardim das Tulipas foi projetado com base em estudos de recorrência de chuvas considerando os últimos 25 anos, a fim de garantir mais eficiência na prevenção das enchentes.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas