18.8 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Sites fraudulentos quebram protocolo de segurança da internet

spot_img

Uma das principais dicas de especialistas para ajudar consumidores a evitar lojas virtuais fraudulentas é checar se na barra de endereços do browser aparece o protocolo HTTPS e um cadeado verde. Acontece que 35% desses e-commerces criminosos já conseguem quebrar o protocolo e mostrar o cadeado ao consumidor, mesmo sendo uma fraude.
Esta é a conclusão da consultoria APWG, especializada em segurança virtual. Segundo a empresa, ao final de 2016, apenas 5% desses sites, que tem por objetivo praticar fraudes financeiras e roubar dados pessoais de consumidores, utilizavam o cadeado. Ao final do primeiro semestre desse ano, esse porcentual subiu para 35%.
 
Leia também: BC muda regras e fatura do cartão terá cotação do dólar do dia da compra
 
Os fraudadores estão investindo em citar sites com esses protocolos justamente porque os browsers estão alertando seus usuários a evitar lojas que não tenham o certificado de segurança SSL. El julho, o Google passou a rotular esses sites como não seguros no Chrome.
A expectativa é de que o uso desses indicadores negativos possa apontar sites que não obtiveram certificados SSL legítimos resultando em um salto acentuado no número de sites HTTPS a serem observados no terceiro trimestre de 2019.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas