20.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Relógio do Juquery, em Franco, volta a funcionar após décadas parado

spot_img

No ano em que Franco da Rocha celebra 74 anos de emancipação, o lendário relógio que fica em uma das torres do Complexo Hospitalar do Juquery voltou a funcionar. Isso foi possível devido a restauração do maquinário que estava sem utilização há quase 30 anos. A reforma faz parte das comemorações em 2018. 

Fazer com que o sino da torre voltasse a ecoar só foi possível graças ao engenheiro e diretor técnico Luis Francisco Duarte. De acordo com Luis, a restauração do “Relógio do Juquery” foi realizada por meio da contratação de mão de obra técnica especializada. “Logo que entrei para o complexo, saltou aos olhos fazer o relógio voltar a funcionar. Com o apoio e incentivo do Glalco, tudo teve início e o resultado foi positivo para a unidade e uma realização para mim”.
Glalco Cyriaco, Diretor do Complexo Hospitalar do Juquery, também falou com alegria dessa iniciativa. “Isso foi possível graças ao envolvimento do engenheiro Luis. Assim que começou a trabalhar no Juquery, há quatro anos, teve o interesse em conhecer o maquinário do relógio”.
Segundo o engenheiro, o relógio voltou a funcionar em 18 de maio, data em que o Juquery comemorou 120 anos de sua fundação, após ele ficar inutilizado por quase 30 anos. “É difícil relatar uma data com precisão de quanto tempo o relógio ficou parado. Mas por meio de algumas informações junto aos funcionários mais antigos, chegamos a conclusão que o relógio ficou inativo por aproximadamente três décadas”.
 
Leia também: 13º salário injeta R$ 211 bilhões na economia
 
Com o maquinário em pleno funcionamento, manutenções passaram a fazer parte do cotidiano de Luis e mais dois servidores. “Após o restauro da máquina são feitas inspeções semanais uma vez que o mecanismo necessita que se dê “corda”, quando necessário são promovidos reapertos, limpeza geral, lubrificação e alguns pequenos reajustes. Isso tem sido feito por mim com a ajuda de Donizete e Godoy”.
O som do relógio pode ser ouvido durante as 24 horas do dia com o badalar do sino ecoando nas proximidades do Complexo Hospitalar do Juquery. 
Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas