24.1 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Jundiaí ganha maior arquivo histórico sobre energia

spot_img

A partir deste sábado (1) Jundiaí se tornará sede do maior arquivo histórico sobre energia do Brasil. A iniciativa é do Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação Energia e Saneamento, entidade sem fins lucrativos que protege o patrimônio histórico dos setores de energia e saneamento ambiental.
Para marcar a inauguração, a arquivista Maria Fernanda Mendes e Freitas, responsável pela coordenação do arquivo histórico da Fundação, ministração palestra sobre o tema “O mistério dos arquivos”.
 
Leia também: Eleito presidente da OAB, Fábio Marcussi propõe união da classe
 
Documentos históricos serão apresentados durante a palestra que ocorrerá na sede do acervo, localizado no edifício de uma subestação transformadora de energia, do início do século XX, no Centro de Jundiaí. Entre os itens, destacam-se imagens antigas de Jundiaí e região, como documentos cartográficos, textuais e iconográficos.
O tratamento e a preservação dos arquivos
O prédio que comprova os arquivos históricos conta com uma equipa fixa em Jundiaí que garante o tratamento dos itens do acervo. Mapas, livros, fotografias, plantas, documentos textuais, audiovisuais, entre outros, recebem cuidados que envolvem ações de preservação estabelecendo a rotina de observação e controle de temperatura e umidade, avaliação do estado de conservação e higienização.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas