HomeJundiaíInaugurado o Fab Lab. Parceria do projeto é com o Sesi

Inaugurado o Fab Lab. Parceria do projeto é com o Sesi

Primeiro Fab Lab do País em parceria com uma Prefeitura foi inaugurado na sexta-feira passada (23)

 

Os alunos da Emeb Marcos Gasparian estrearam, na sexta-feira passada (23), as instalações do Fab Lab Jundiaí, com projeto criado por eles de um jogo educativo sobre as regiões do Brasil. O laboratório de Jundiaí integra as ações do programa Escola Inovadora, sendo o primeiro do País entregue em parceria com uma Prefeitura.

Como resultado de uma parceria entre Prrefeitura, por meio da Rede Jundiaí de Cooperação, e o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Fab Lab é um laboratório de fabricação digital, estruturado com equipamentos, ferramentas e expertises disponíveis para que estudantes transformem idéias em realidade.

De acordo com o Sesi, idealizador da plataforma, o Fab Lab não é um laboratório comum: o foco principal do trabalho está na resolução de problemas, melhorias em processos e na busca por soluções que façam a diferença para pessoas.

 

Leia também: Metrologia do futuro, inteligente e interligada

 

Os Fab Labs estão espalhados por dezenas de países. São mais de mil em todo o mundo e 40 no Brasil, segundo dados do site fablabs.io. Cada um tem foco nas demandas regionais, formando uma grande rede para o compartilhamento de soluções.

O de Jundiaí tem como público-alvo quase 20 mil alunos das 49 unidades escolares que integram a rede municipal de Ensino Fundamental. Aberto também para a comunidade, o laboratório fica disponível com prévio agendamento para pessoas que precisarem do espaço para desenvolver projetos.




Comentários
})(jQuery)