21.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Governo e indústria planejam reduzir açúcar em 5 grupos de alimentos

spot_img

O Ministério da Saúde e a indústria de alimentos assinaram nesta segunda-feira (26) um acordo para reduzir a quantidade de açúcar em produtos industrializados. Anunciada pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, a iniciativa pretende reduzir em 144 mil toneladas o consumo de açúcar no país até 2022.
A meta é reduzir o teor de açúcar em cinco categorias de produtos industrializados: bebidas adoçadas, biscoitos, achocolatados em pó, bolos e misturas para bolos, produtos lácteos.
Segundo a pasta, o brasileiro consome, em média, 80 gramas de açúcar por dia – 50% a mais do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde. O consumo equivale a oito colheres de sopa cheias de açúcar por dia, e um 36% disso vem de produtos industrializados.
 
Leia também: Jundiaí espera médicos que vão ocupar o lugar dos cubanos
 
Segundo o documento assinado, achocolatados terão de diminuir em até 10,5% a quantidade de açúcar utilizado em suas preparações. Já biscoitos reduzirão em até 62,4% o uso do ingrediente.
O monitoramento da redução de açucare dos alimentos será feito a cada dois anos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A primeira análise ocorrerá no final de 2020.
Fazem parte do acordo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (Abir), a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados e a (Abimapi) e a Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos).

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas