19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Famosa pelo 13, Guarda Municipal completa 69 anos

spot_img

Quatro anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, e inspirado pelo que acontecia em outros países, o vereador Lázaro de Almeida, o Arquimedes, apresentou um projeto de lei criando a Polícia Municipal de Jundiaí. Discussões à parte, no dia 24 de novembro de 1949, numa manobra pouco ortodoxa, Arquimedes conseguiu aprovar o projeto, sancionado imediatamente pelo prefeito da época, Vasco Venchiarutti.
Sua primeira finalidade era a vigilância noturna. Se sobrasse tempo e gente, cuidaria também dos poucos prédios da Prefeitura. Aos poucos se transformou em Guarda Municipal, cresceu, ganhou importância, e tornou-se famosa pelo carro 13 – sinônimo de ordem em qualquer lugar.
O 13 era um furgão Chevrolet da Prefeitura, pintado de preto. Transportava bêbados, loucos e presos. Quando havia sessão de Câmara, que funcionava na rua Barão, em cima do prédio da antiga Caixa Econômica Estadual, dava carona aos vereadores. Sim, eles iam de camburão para casa.
 
Leia também: Black Friday exige atenção e cuidados
 
Hoje a Guarda está bem diferente. Nos anos 1990 ganhou uma corporação feminina. Chegou a ter cavalos para patrulhamento – uma idéia que não deu certo. Hoje tem um dos canis mais respeitados do Brasil.
Para comemorar seu aniversário, há uma série de atividades programadas. No dia 21, por exemplo, haverá demonstração do Canil em frente a Catedral a partir das 10 horas. No dia 22, às três da tarde, tem solenidade na Câmara. Nesse dia será entregue a Medalha Vasco Antonio Venchiarutti aos GMs que mais se destacaram. E no dia 23, às 9 da manhã, competição de tiro ao alvo no estande do 12º GAC.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas