19.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 18 abril, 2024

Beleza da mulher negra é fonte de inspiração de artista jundiaiense

spot_img

Apaixonado pela arte desde criança, quando acompanhava as aulas do Professor Phillip Hallawel, apresentador do programa Revistinha, da TV Cultura, Paulo du’Santus, 35, brinca que Phillip foi seu primeiro professor a desenvolver técnicas de pinturas em tela, e desde então, nunca mais parou.
Paulo nasceu em Jundiaí e hoje somam 18 anos de carreira. Suas obras têm como característica a singularidade humana, especificamente as mulheres negras, que são suas raízes. “Numa época em que há tanto preconceito, discriminação, desigualdade, eu tento retratar a beleza das mulheres negras, o cabelo afro, o olhar, a expressão, o quanto elas têm a dizer e também porque é minha essência”.
Seus quadros transitam entre o abstrato e a arte realista. Entre suas obras é possível encontrar questões sociais e políticas. “Eu não consigo definir meu trabalho, a ideia nunca é responder um questionamento, mas, sim, estimular a reflexão, trazer perguntas, sempre deixar uma interrogação”, explica.  
Além de pintar, em março de 2014, Paulo desenvolveu um projeto que faz desenhos sobre o jornal. Ele utiliza a notícia presente na página como fonte de inspiração e é o ponto de partida para iniciar seus desenhos. “É um projeto que preciso retomar, porque adorei fazê-lo”.
 
Leia também: Jundiaí teve marcha da Consciência Negra
 
Questionado onde nasce suas inspirações e também projetos futuros, Paulo enfatiza que sua inspiração não vem do nada. Ela tem materialidade. “A inspiração vem dos livros que leio, dos lugares que visito. Por exemplo, há dez anos estive em Salvador e até hoje as fotografias que tirei ainda é fonte de inspiração… Bom, para o futuro queria ocupar uma empresa abandonada e ali reunir todas artes e suas diversas formas. Quem sabe alcanço esse sonho”, brinca.
Paulo é formado em Gestão da Qualidade, é jornalista e atualmente trabalha com comunicação interna. Suas obras já estiveram em exposição em Jundiaí, Campo Limpo Paulista e também em São Paulo.
O programa vai ao ar dia 29 de novembro. Para acessar é muito fácil: youtube.com/novodiatv.  

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas