26.1 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

96% das mamografias de 2017 já foram feitas até outubro

spot_img

O mês dedicado à prevenção do câncer de mama se encerra com acréscimo de 70% na procura e no agendamento do exame de mamografia no mês para as usuárias do serviço de Saúde de Jundiaí. Com o número registrado até o mês de outubro, a Unidade de Saúde já alcança 96% do total do ano passado e abre espaço para o aumento de 17% no atendimento, já que restam até dezembro mais 5 mil vagas para o exame preventivo feminino.
Em toda a rede, o mês de outubro registra 3.654 marcações de exames contra 2.140 no mesmo mês do ano passado. Em termos percentuais, significa que as 22.689 mamografias feitas representam 96% do total deste exame feito no ano passado (23.542), sendo a maioria, (90%) demandada pela Atenção Básica.
“Muitas mulheres acabam deixando de marcar o exame por medo. Situação que apenas atrapalha a prevenção da doença, já que o câncer de mama tem maior chance de sucesso no tratamento com a precocidade no diagnóstico. A mamografia é o exame principal”, explica a diretora de Atenção Básica da Saúde, Dayane Martins.
 
Leia também: Parceria permite plantio de mais de 400 árvores
 
Gisele Simplício, 38 anos, moradora na Vila Maringá, passou pela Nova UBS Maringá para verificar os resultados de exames de rotina. Por conta do Outubro Rosa, foi orientada pela ginecologista a realizar o exame preventivo de câncer de mama. “Há uns dois anos, a médica havia oferecido esse exame e eu acabei não fazendo por medo. Muitas mulheres disseram que doía demais e eu desanimei. Desta vez fiz. Não doeu nada. Agora vamos esperar o resultado”, comenta ela.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas