16.4 C
Jundiaí
sábado, 20 abril, 2024

Represa da Serra do Japi passa por limpeza, informa DAE

spot_img

A equipe da Gerência de Proteção de Mananciais, em conjunto com a Seção de Recursos Hídricos, realiza a limpeza da represa da Serra do Japi. Os serviços tiveram início em setembro e estão em fase de conclusão. O investimento é de R$ 210 mil. Após a limpeza, o volume de água armazenado será ampliado em até 50%.

“Estamos removendo sedimentos acumulados no fundo da represa. A meta é retirar 1.500 m³ de material”, explica o chefe da Seção de Recursos Hídricos, José Antônio Ferreira. O serviço está sendo realizado pelo método de sucção, que tem menor impacto ao meio ambiente.

Hoje, a represa armazena 2 milhões de litros de água. “Após a obra, devemos acumular ao menos mais 1 milhão de litros de água na represa”, aponta o diretor de Mananciais da DAE, Martim Ribeiro.

 
Leia também: A forma de se comunicar de Bolsonaro
 

A água da represa da Serra abastece a Estação de Tratamento de Água do Eloy Chaves (ETA-Eloy), onde, após o processo de tratamento, é distribuída para os bairros do Vetor Oeste. A ETA-Eloy trata cerca de 50 litros de água por segundo.

Higienização 

Além disso, a Dae informa que a Seção de Desinfecção e Higienização de Instalações da DAE realiza, nesta quarta-feira (31), a limpeza e higienização do reservatório do Reserva do Japi. Em função do serviço, o abastecimento no local poderá ser afetado das 6 às 18 horas.
 
A limpeza é fundamental para evitar o acúmulo de microorganismos no reservatório e tem o objetivo de garantir a qualidade da água fornecida pela DAE.
 
Segundo recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas, é importante que toda construção mantenha uma reserva mínima de 250 litros de água por morador, por dia, para evitar transtornos no abastecimento durante obras e manutenções na rede. Em caso de dúvidas, os munícipes podem entrar em contato com a DAE pelo telefone 0800 133 155. A ligação é gratuita.
Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas