19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Outubro Rosa movimenta cidades da região

spot_img

Outubro é o mês da conscientização e prevenção ao câncer de mama. As prefeituras, por meio das secretarias de Saúde, programaram uma série de atividades, que incluem exames, palestras, aulas de ginástica e outras, buscando alertar as mulheres sobre a doença. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama deve acometer 60 mil mulheres no Brasil neste ano.
Em Franco da Rocha, coleta de exames, testes rápidos e atividades físicas serão oferecidas gratuitamente no parque municipal e em todas as unidades básicas de saúde da cidade.
Durante o mês de outubro todas as UBSs da cidade seguirão o seguinte calendário:
– Segundas-feiras – Roda de conversa sobre saúde da mulher e autoexame de mamas; terças-feiras –  Testes rápidos de HIV, Sífilis e hepatites; quartas-feiras – Roda de conversa sobre saúde da mulher e autoexame de mamas; quintas-feiras – Coleta de papanicolau, e sextas-feiras – Coleta de papanicolau
Em Louveira, as unidades de saúde estão cumprindo a programação desde o início do mês, com atividades que vão desde palestras sobre o combate ao câncer de colo de útero, informações para o autoexame de mama entre outras.
Durante todo o mês, a campanha deste ano Mulheres de Peito oferece para mulheres entre 50 a 69 anos, exames gratuitos de mamografia sem necessidade de pedido médico. Para marcar o exame é necessário entrar em contato com 0800-7790000.
No dia 20, considerado o Dia D da campanha, as unidades de saúde (exceto UBS Monterrey) estarão abertas para exames de papanicolau, além de pedidos de mamografia, orientação sobre o autoexame de mamas e exame preventivo contra câncer de colo de útero.
 
Leia também: Parque da Criança completa um ano de funcionamento no fim de semana
 
Em Francisco Morato, nas Unidades de Saúde da Família serão oferecidos serviços como coleta de papanicolau, solicitação de mamografia para mulheres acima de 49 anos e dinâmicas de grupos com conscientização sobre a prevenção, entre outras atividades. No dia 20, um Dia D na Casa da Mulher de Morato, com diversas atividades. O evento será das 9 às 15 horas.
Em Salto, está programada uma caminhada no dia 27, com concentração no calçadão da Praça VV de Novembro e chegada no Pavilhão das Artes. O percurso é de 1.100 metros. Serão distribuídas mil camisetas rosa, a serem trocadas por um quilo de alimento. Durante todo o mês, os holofotes da Ponte Estaiada, do Monumento Santa e dos prédios públicos estarão com a cor rosa.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas