19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Festival Ópera na Tela promove sessões educativas em Jundiaí

spot_img

O Festival Ópera na Tela realiza pelo quarto ano consecutivo uma programação educativa. Serão três sessões: uma em tenda montada no Parque Lage e duas no Cine Odeon. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail educativo@bonfilm.com.br. Outras informações no site do festival: http://operanatela.com/2018/acoes-educativas/
Durante as exibições especiais no Cine Odeon, dias 13 e 14, às 10 horas, o público poderá conferir trechos de oito filmes escolhidos para integrar a programação do Ópera na Tela deste ano. São eles: ‘Aída’, ‘Carmen’, ‘Don Giovanni’, ‘Don Pasquale’, ‘Macbeth’,‘Tosca’, ‘Tristão e Isolda’ e ‘Turandot’.
O maestro Ricardo Prado fará uma breve apresentação sobre o gênero e as obras exibidas. Ao final das aulas, os professores receberão cadernos educativos e material audiovisual de apoio para trabalharem nas salas de aula (um DVD, para professores, com os trechos das principais obras serem exibidas e um caderno educativo, para professores e estudantes, abordando aspectos sobre o mundo da ópera e comentando as especificidades de cada trecho escolhido para sessão).
Para Ricardo Prado, a iniciativa mostra como a ópera pode ser acessível ao público jovem. “Mais do que formar ou informar, estas ações e materiais foram pensados para proporcionar aos jovens um repertório amplo e repleto de oportunidades de identificação. As artes precisam estar nas escolas, e a ópera não pode faltar”, afirma ele
Já no Parque Lage, a exibição da ópera ‘Don Pasquale’, de Gaetano Donizetti, dia 6 de novembro, às 19h30, receberá escolas com turmas de jovens e adultos, que terão gratuidade no evento mediante agendamento prévio. A obra, dirigida por Davide Livermore, tem a participação da Orquestra e coro do Teatro alla Scala de Milão e regência do maestro Riccardo Chailly. No elenco nomes como Ambrogio Maestri, Rosa Feola, René Barbera, Mattia Olivieri.
 
Leia também: Dicas para se preparar para o Enem
 
Em três atos e duração de 2h05m, a ópera-buffa conta a seguinte história: Don Pasquale prefere deserdar o sobrinho Ernesto a vê-lo casado com Norina, a quem considera “inadequada”. Decide então ele mesmo se casar, de modo a ter seus próprios herdeiros.
O Dr. Malatesta propõe que ele se case com sua irmã, que vem a ser ninguém menos do que aquela por quem Ernesto está apaixonado, Norina, disfarçada como uma jovem tímida, saída de um convento. Logo a jovem se revela uma autêntica megera, a ponto de Don Pasquale se arrepender de sua decisão.
Serviço
Inscrições para escolas pelo e-mail educativo@bonfilm.com.br
Festival ÓPERA NA TELA – Don Pasquale
Data: 6 de novembro / Horário: 19h30m
Local: Parque Lage – R. Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Outras informações: (21) 2557-6717
 
Festival ÓPERA NA TELA – Programação Educativa
Datas: 13 e 14 de novembro / Horário: 10h
Local: Cine Odeon – Praça Floriano, 7 – Centro

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas