19.5 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Três milhões de idosos devem contas básicas

spot_img

Uma pesquisa da Serasa Experian revela que pelo menos 3 milhões de brasileiros com mais de 60 anos não conseguem pagar as contas básicas, como as de água, luz e gás.
Em todo o país, em julho, o número de inadimplentes chegou a 61,6 milhões. Os idosos representam pouco mais de um terço de 8,8 milhões de consumidores endividados.
As dificuldades dos mais velhos em pagar contas básicas podem ser explicadas, segundo especialistas, pelo alto desemprego e porque, nessa idade, consumidores não se enrolam tanto com bancos, como ocorre com os mais jovens.
Com a retomada da economia em ritmo lento, aposentados e pensionistas estão comprometendo a renda com empréstimos consignados para ajudar as famílias, o que diminui ainda mais a capacidade de pagamento.
 
Leia também: Unit abre inscrições para o 1º semestre de 2019
 
Ainda segundo o estudo, o total de inadimplentes a partir dos 61 anos cresceu 10% na comparação com julho de 2017, quando o país tinha 8 milhões de consumidores com essa idade endividados. Ao todo, essa população deve R$ 41,1 bilhões e o valor médio do débito é de R$ 4.668.
Há 3,4 dívidas por idoso, o que soma 30,1 milhões de débitos. No índice geral, considerando os inadimplentes com até 60 anos, 28,5% têm dívidas com bancos e com cartões. As contas básicas ficam em segundo lugar, como principal motivo do endividamento para 19,40%.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas