19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Sesc realiza 2ª edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura

spot_img

O Experimenta! Comida, Saúde e Cultura chega à segunda edição para se aprofundar ainda mais no universo da alimentação e suas conexões com a cultura, saúde, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico. Realizada simultaneamente nas 39 unidades do Sesc em todo o estado de São Paulo entre 3 e 28 de outubro, a iniciativa promoverá mais de 300 atividades.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, “O direito humano à alimentação adequada vincula-se ao respeito pela identidade cultural, tecida na ritualidade dos sabores e fazeres criados dia a dia por uma dada comunidade, por uma região ou por grupo de pessoas.” 

Miranda complementa:“Alinhado aos princípios da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em celebração ao Dia Mundial da Alimentação, o Sesc busca expandir as ações voltadas à prevenção e ao controle dos problemas alimentares e nutricionais, à ampliação da autonomia em torno das escolhas presentes no ato de comer e ao estímulo das práticas culinárias regionais, na perspectiva da promoção integral da saúde.”

Nos dois primeiros dias do evento (3 e 4 de outubro), o Sesc 24 de maio será palco do seminário internacional “Conexão Comida: Saberes e Práticas na Alimentação”, que contará com conferências e mesas de debates sobre assuntos como alimentação saudável e aspectos culturais do ato de comer.

 Entre os participantes, o sociólogo francês Jean-Pierre Poulain e a chef Rita Lobo. Paralelamente ao seminário ocorrerá  (entre 12h e 19h, no 3º andar da unidade) uma feira de alimentos orgânicos e agroecológico e o lançamento do jogo de tabuleiro “Tá na Mesa”, desenvolvido pelo Sesc São Paulo a partir do conteúdo da segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, uma publicação do Ministério da Saúde.

Durante esses 25 dias de atrações simultâneas é possível destacar outras atividades, como, por exemplo, “Comer é Panc”, no Sesc Pompeia, que inclui três palestras com convidados internacionais sobre espécies de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).

Outros destaques da capital são: a oficina “Cozinha de Família”, no Sesc Carmo, onde o chef Thiago Castanho demonstra, em sua culinária, as relações entre o ato de comer e a memória, a família e a terra; No Sesc Santana, o especialista em panificação Luiz Américo Camargo é curador do ciclo “Compartilhando o Pão” onde, entre outras atividades, ele mesmo ministra a oficina “Pão Caseiro Tipo Sírio: Divertido de Fazer e Saboroso”; O geógrafo Arpad Spalding Reiter também participa da programação em duas unidades.

No Sesc Campo Limpo, é mediador da mesa “Produção Agroecológica na Zona Sul de São Paulo”. Já no Sesc Santo Amaro, ele ministra a oficina “Horta em Pequenos Espaços” e a palestra “Alimentos Orgânicos, O que São e onde Encontrar? ”.

Confira a programação do evento no Sesc Jundiaí:

http://bit.ly/ExperimentaSJ18

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas