22.5 C
Jundiaí
terça-feira, 23 abril, 2024

Dae aumenta capacidade da represa. Mais um bilhão de litros

spot_img

A represa da Dae está ficando maior. A barragem está sendo elevada em 60 cm, e um novo vertedouro está sendo construído em concreto. Até novembro tudo deverá ficar pronto, e a Dae terá desembolsado pouco mais de 1,5 milhão de reais. O objetivo da reforma é garantir a segurança do sistema de abastecimento de água na cidade.
Para entender: a Dae tem duas represas – uma de captação de água, que pode ser vista a partir da rodovia Geraldo Dias, e outra bem maior, a de reserva de água, que compõe o Parque da Cidade. A de reserva tem seu nível mais alto. Entre elas, há o vertedouro – um canal, a partir da barragem, que leva água para a represa de baixo, a de captação.
Atualmente a capacidade da represa é de 8,3 bilhões de litros. Depois da reforma, será de 9,3 bilhões de litros – aumento de 12% na reserva de água. O atual vertedouro tem 16 metros, de forma retilínea. O novo terá 32 metros, em forma de labirinto. A última vez que se reformou a represa foi em 2010 – quando a capacidade passou de 5,5 bilhões de litros para os atuais 8,3 bilhões.
 
Leia também: Audiência encerrou discussões do Plano Decenal
 
Para que tudo fique dentro dos conformes, a Dae fez uma limpeza e tanto nas duas represas no ano passado. Na de reserva, tirou as plantas macrófitas em metade da área. Na de captação, fez o desassoreamento e construiu um dique de terra para facilitar a movimentação de máquinas e retirada do material.
Na segunda-feira à tarde (24), o prefeito Luiz Fernando Machado e o presidente da Dae, Eduardo Palhares, visitaram a obra, acompanhados de engenheiros e jornalistas.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas