22.5 C
Jundiaí
terça-feira, 23 abril, 2024

Campanha de doação de medula óssea será dia 29, em Jundiaí

spot_img

Um em cada 100 mil pessoas. Essa é a chance de encontrar um doador de medula óssea compatível entre pessoas sem laço de parentesco. Entre pessoas da mesma família as chances são de 25%. Com estes dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) é possível afirmar que o transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.

Para ampliar o banco de doadores, o grupo de voluntários Medula Óssea Jundiaí, em parceria com o Hemocentro da Unicamp, promovem a 4ª Campanha de Doação de Medula Óssea no dia 29 de setembro, das 9 às 13 horas, na Escola Estadual Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto. No dia, serão realizados cadastros dos doadores e a coleta de uma amostra de sangue.

Cada hemocentro possui uma cota de cadastramento, estabelecida pelo Ministério da Saúde. Para esta campanha, serão mil cadastros, o que, segundo Sueli Silva, uma das organizadoras, é um número bem expressivo, tendo em vista o que havia sido estabelecido para as campanhas anteriores. “Quanto mais cadastros, mais as chances de quem precisa encontrar doadores compatíveis”, reforça.

Quem pode ser doador?

Para se cadastrar como doador, é preciso ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e comparecer ao local da campanha alimentado, munido de RG, CPF e, quem tiver, o Cartão Nacional de Saúde (CNS). No dia do cadastro, será coletada uma amostra de sangue de aproximadamente 10 ml, que será submetida a um teste de laboratório para identificação das características do doador.

 
Leia também: 1º Encontro de Pesquisadores foi na Casa de Cultura
 

O resultado do exame e os dados pessoais serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Caso haja compatibilidade entre os dados genéticos de doadores e pacientes, o doador será convocado para fazer novos exames. Uma vez confirmada a compatibilidade e o estado de saúde do doador, ele será convidado a fazer a doação.

Serviço

4ª Campanha de Doação de Medula Óssea

Dia 29/09/2018, das 9 às 13 horas

E.E. Bispo dom Gabriel Paulino Bueno Couto (antigo Instituto)

Rua do Retiro, 680 – acesso pelo portal lateral, na rua Culto à Ciência

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas