17.5 C
Jundiaí
quinta-feira, 18 abril, 2024

Valinhos confirma primeiro caso de febre maculosa

spot_img

 Um menino de 9 anos, morador do bairro Monte Verde, que teria contraído a doença durante uma visita ao CLT (Centro de Lazer do Trabalhador), se recuperou da doença e passa bem.

Os relatos da família indicam que ele foi picado por um carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa, e apresentou os sintomas da doença no dia 16 de junho. No dia 21, foi internado na Santa Casa de Valinhos, onde foi tratado e teve alta no dia 26 de junho.

O principal hospedeiro do carrapato-estrela é a capivara, que é um animal silvestre que circula livremente pelas zonas urbanas em todo o Brasil, protegido pelas leis ambientais. Dessa forma, os municípios encontram dificuldade em controlar esse tipo de problema, já que ele pode estar presente em qualquer área onde haja circulação de capivaras.

Para tentar minimizar os riscos de novos casos, a Prefeitura tem adotado uma série de medidas com objetivo de conscientizar as pessoas a evitar as zonas de maior risco. Uma das ações foi ampliar para 20 o número de placas de orientação e indicação da presença de carrapato-estrela no CLT.

Foi feita também uma solicitação à Sucen (Superintendência e Controle de Endemias) para realização de nova pesquisa acarológica para verificar a incidência, os tipos de carrapatos e a presença da bactéria Rickttsia rickettsii, que transmite a febre maculosa por meio da picada do carrapato. A Prefeitura aguarda uma resposta sobre o levantamento.

Além disso, o parque foi totalmente limpo, com o corte da grama, poda de árvores e corte de mato, o que ajuda a evitar a proliferação do carrapato, mais comum no período de seca. A grama rente ao solo dificulta a proliferação dos carrapatos, pois os mesmos são sensíveis à radiação solar.

Para fortalecer essa cobertura, equipes da Divisão de Controle de Zoonoses estão realizando ainda novos monitoramentos no parque desde a última na terça-feira (7) para verificar as condições do local e toda a sinalização.

Na manhã da próxima quinta-feira (9), uma equipe de agentes de controle de endemias fará uma panfletagem no local para distribuir material que ajude na conscientização dos usuários do parque sobre os riscos da doença e as formas de prevenção.

Uma palestra com o tema “Atualização em Febre Amarela”, realizada nos dias 15 e 16 de agosto próximos, no CETS (Centro de Estudos e Treinamento em Saúde), ainda vai fornecer informações mais detalhadas aos profissionais que trabalham na área de saúde sobre riscos, transmissão e as formas de tratamento da doença.

A Secretaria de Saúde mantém um rigoroso esquema de acompanhamento de casos relacionados à febre maculosa no Município. Este ano foram notificados 34 casos suspeitos, com uma confirmação. Outros dez foram descartados e 23 aguardam resultado de exame. Em 2017 foram 69 notificações, sendo um positivo autóctone que evoluiu para óbito.

As ações de prevenção à febre maculosa fazem parte da rotina do Departamento e incluem monitoramento das áreas (sete) e sinalização, orientação aos médicos e enfermeiros a considerarem nas consultas a possibilidade de febre maculosa em pessoas com relato de visita a áreas com a presença de carrapato estrela e colocação de placas nos consultórios médicos, além de palestras em escolas, centros comunitários e em eventos.

O CLT é umas das áreas monitoradas pela Prefeitura e com 20 placas indicativas da presença de carrapato estrela. As placas alertam também sobre os cuidados que devem ser tomados ao frequentar o local, como proteger o corpo e examiná-lo à procura de carrapatos e, se for picado e tiver febre, a procurar o serviço de saúde e avisar o médico.

Nesta terça-feira (7) a diretora da Divisão de Vigilância em Zoonoses, Marli Aparecida da Silva, esteve no CLT para monitoramento da área ao lado do médico veterinário Ricardo Conde Rodrigues, da agente de endemias Daniela Soldan e do assessor Thiago Trajano.

 
Leia também: Jundiaí Shopping aposta em campanha de Dia dos Pais com presentes Nespresso
 

As pessoas podem evitar a febre maculosa não frequentando lugares infestados por carrapatos. Na impossibilidade, deve-se proteger o corpo da melhor maneira possível e se autoexaminar em intervalos de três horas à procura de carrapatos.

Os principais sintomas da febre maculosa são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e manchas avermelhadas na pele. Em um estágio mais avançado, septicemia, complicações pulmonares, renais, neurológicas, vasculares, desidratação, coma e óbito. O período de incubação é de dois a 14 dias.

Não se deve esperar todos os sintomas para procurar o serviço médico, basta apresentar febre, e é fundamental informar que foi picado por carrapato recentemente ou esteve em local com carrapatos. A febre maculosa tem cura, mas é importante que seja tratada a tempo, por isso a importância de informar o médico de ter sido picado por carrapato.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas