19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Região dá início a vacinação contra raiva animal

spot_img

Jundiaí dá início à Campanha de Vacinação Antirrábica 2018, na segunda-feira (13). A expectativa da campanha, que se estenderá até o dia 1º de setembro, é vacinar 80% da população canina e felina do município, estimada em 46,6 mil animais. A vacinação antirrábica anual é obrigatória por lei, sendo a melhor forma de proteger os cães e gatos e, consequentemente, os humanos contra a doença. Neste ano, consulta de postos pode ser feita pelo site ou APP Prefeitura Jundiaí. 
A campanha conta com 157 postos de vacinação, sendo 94 fixos e 63 itinerantes. A cidade não registra casos de raiva em cães e gatos desde o início da década de 1980, porém, o vírus é circulante em ambiente silvestre. Neste ano foram registrados três morcegos positivos para a doença além de cinco bovinos.
O registro anterior de raiva em Jundiaí foi em dois morcegos insetívoros, localizados em área urbana, em 2015. Em animal doméstico de grande porte os registros de mortes em bovinos e equinos datam de 2002.
Todos os cães e gatos, sejam machos e fêmeas, que tenham ao menos 3 meses de idade, devem ser vacinados, inclusive as fêmeas prenhes, amamentando ou no cio, animais idosos e aqueles em tratamento (desde que autorizado pelo médico veterinário que os assistem). Os animais devem ser levados aos postos de vacinação por adultos: os cães em coleiras e guias e os gatos, contidos em caixas de transporte ou fronhas/sacos de estopa.
Não serão fornecidas vacinas para aplicação em casa. A vacinação em domicílio em domicílio na área urbana não será realizada, exceto, aos proprietários que possuírem no mínimo 10 animais no mesmo imóvel e realizarem cadastro prévio na UVZ, entre os dias 16 de julho a 1 de setembro, com RG ou CPF e comprovante de endereço.
Mapa interativo 

Para facilitar o acesso da população à consulta dos postos, a UVZ em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) disponibilizam mapa interativo com os endereços, datas e horários de funcionamento. De fácil acesso, o link está disponível na página principal no site da Prefeitura de Jundiaí e pode ser acessado também via celular ou até pelo APP Prefeitura de Jundiaí.
Para consultar as informações, basta ao usuário selecionar o bairro, clicar no local e receber a informação na tela do computador ou celular.

Louveira 
De 25 de agosto a 6 de setembro, a Prefeitura de Louveira promove também a Campanha de Vacinação contra a Raiva. Devem ser vacinados cães e gatos com idade a partir de 3 meses de vida.
Serão dois sábados com postos fixos na cidade, sendo eles 25 de agosto e 1º de setembro. Entre os dias 20 a 24, 27 a 31 de agosto e 3 a 6 de setembro, acontece a vacinação volante em áreas rurais. A vacina não tem contra indicação e vale por um ano, portanto, cães e gatos que foram vacinados o ano passado devem repetir a dose.
Já Campo Limpo Paulista em combate ao abandono de animais promove duas feiras de adoção de cães e gatos, nos sábados 18 e 25 de agosto, das 8h às 17h, na Alameda dos Direitos Humanos, atrás do Paço Municipal. A ação é uma iniciativa do Departamento de Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento.  
 
Leia também: Partidos destinaram mais de R$ 122 milhões para despesas genéricas
 

As feiras contarão com apoio da equipe da Vigilância em Saúde aplicando vacinas antirrábicas nos animais que forem doados. Além disso, os alunos do curso de Medicina Veterinária da Unifaccamp estarão no evento para realizarem a limpeza no ouvido dos cães, corte de unha dos animais e orientações sobre guarda responsável.

A Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, prevê pena de três meses a um ano, mais multa, para quem praticar atos de abuso ou maus-tratos a animais silvestres ou domésticos. A pena pode aumentar de um sexto a um terço se ocorrer a morte do animal. 

A população pode denunciar ações de violência contra animais por meio do telefone da Polícia Militar Ambiental (11) 4588 – 8960.

Itupeva 
Em Itupeva a campanha de vacinação antirrábica começa também no dia  13 agosto (segunda-feira). O objetivo é vacinar todos os cães e gatos do município, tanto na área rural quanto na urbana. A imunização desses animais deve ser feita todo ano.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o trabalho será de segunda à sexta-feira. Nas áreas urbanas, serão montados postos fixos em locais estratégicos, como nas proximidades das unidades básicas de saúde. Nas áreas rurais, a equipe visitará as casas
Durante a campanha em 2017 foram vacinados 6.622 cães e 1.314 gatos, totalizando 7.936 animais vacinados, número acima do esperado pela Gerência de Vigilância Epidemiológica de Campinas.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas