18.5 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

O palestrante e o leão na jaula

spot_img

Olá, pessoa! Neste artigo vou falar sobre a presença de palco: dificuldade de muitos palestrantes. Talvez você esteja se perguntando: mas que título é esse se o assunto é outro? Não é.
Quando falamos em apresentação, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a forma correta de nos postar frente aos mais diferentes públicos. Não importa se estamos num teatro, num púlpito ou mesmo no chão próximos à audiência.
Em boa parte das situações, o que mais se observa é o que chamo de ‘síndrome do leão na jaula’, onde o apresentador se desloca de forma frenética de um lado pra outro como se quisesse escapar de algo.
Se for para atrair a atenção do público ou espantar o próprio nervoso, faça isso de maneira discreta, afinal, a plateia não merece sair zonza de tanto tentar te acompanhar. Entendeu?
 
Leia também: Senac Jundiaí oferece 200 bolsas de estudos
 
Aqui vão algumas dicas para evitar esta síndrome que acomete muita gente:

  • em primeiro lugar, tudo é palco. Se aposse dele;
  • se necessário, conheça antes o ambiente ou, na impossibilidade, visualize (mentalmente) qual será o melhor lugar para se posicionar;
  • se quiser andar para atender todos os lados do público, faça-o moderadamente. O ideal é que você termine o raciocínio no lado que o iniciou e depois mude lentamente de lugar;
  • por último, procure, pelo menos no início, concentrar a atenção do público no centro do palco. Desta forma, você terá a amplitude do lugar onde se encontra e poderá avaliar o limite da sua apresentação.

A ‘síndrome do leão na jaula’ pode e deve ser evitada para não prejudicar o conteúdo que você tanto preparou. Pense nisso. É isso.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas