21.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Agenda Cultural: veja os destaques do mês

spot_img

O portal Novo Dia separou uma lista de atividades para serem realizadas durante o mês. O Agenda Cultura englobam cidade de Jundiaí, Indaiatuba, Valinhos e Itatiba. 

Valinhos recebe a exposição “Maravilhoso Mundo dos Materiais”, do artista Arthur Blade, no próximo dia 9, no Espaço Multiuso Flávio de Carvalho. A mostra reunirá 140 desenhos feitos com materiais como carvão, pastel, aquarela, tinta da China, ponta de prata, marcadores.

As obras em tamanhos 90×70 e 60×50 poderão ser conferidas até 1º de setembro das 9h às 21h de segunda a sexta, e das 8h às 12h aos sábados. O Espaço Multiuso Flávio de Carvalho está localizado na Avenida Joaquim Alves Corrêa, nº 4.033, Jardim Santo Antônio, Valinhos.

Itatiba 

O Parque da Juventude receberá neste final de semana o “Domingo no Parque”, um dia dedicado para toda a família se divertir com muito aprendizado, ação que faz parte da 7ª Semana do Bebê.
 
As atividades terão início a partir das 9h e seguirão até as 13h, tomando conta de todos os cantos do Parque. O dia será recheado com apresentações artísticas e culturais, com o grupo de Capoterapia, da Zumba®, com o cantor Itallo Viana e sua banda e com a atração especial Grupo Circense TrouPÉ na Rua.
 
O Parque também contará com uma série de atividades e oficinas destinadas para públicos de todas as idades, tais como o Circuito Motor, Espaço Sensorial, o Escovódromo (sobre saúde bucal), Teatro de Fantoches, Oficina Criativa, Cantinho da Leitura, muita diversão com a Pintura Facial, Oficina de Bolha de Sabão que encanta crianças e adultos, uma aula de Yoguinha para crianças e muito mais.
 
As crianças também poderão aprender noções de trânsito e direção defensiva em uma mini-cidade, equipada com velotrol e moto elétrica, para se aventurarem em um verdadeiro circuito de trânsito para os pequenos. Para os maiores, uma opção é participar da Copa da Amizade, uma disputa de futebol society.
 
O domingo também vai ser dia de cuidar da saúde. Agestes de Saúde estarão no parque aplicando a vacina contra poliomielite e sarampo, então é importante que os pais e responsáveis levem a carteirinha de vacinação das suas crianças, de 1 a menores de 5 anos. Logo após a vacina, as crianças podem correr para os brinquedos infláveis e se deliciar com pipoca grátis.
 
Os adultos também poderão curtir do “Domingo no Parque”, participando da Trilha Ecológica, Caminhada no Lago ou adquirindo mudas de ervas medicinais que serão doadas no local.
Indaiatuba 
Neste final de semana o público poderá conferir gratuitamente duas peças de teatro. No sábado, dia 04, às 21h, a RZ Cia de Dança de Piracicaba, apresenta a peça ‘Pêndulo’. No domingo, dia 5, às 18h, a Cia. D’Vergente de Piracicaba, apresenta a peça Revista [me] Brasilis, ambas no Ciaei.

As apresentações fazem parte das atividades ofertadas pelo Encontro Regional de Teatro e Dança, que também acontecerá neste sábado (4) e domingo (5) em Indaiatuba, com apoio da Secretaria de Cultura e Poiesis. O evento acontecerá no Ciaei e no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano). Vinte e um Grupos de Teatro e oito de Dança, de 32 municípios do Estado de São Paulo, participarão deste Programa de Qualificação em Artes, que visa potencializar a produção cênica local através de encontros com especialistas, formações e mostras.

  • Programação aberta
  • O público poderá conferir gratuitamente duas peças de teatro.
  • Pêndulo – RZ Cia de Dança de Piracicaba
  • Data: sábado, 4 de agosto
  • Hora: 21hrs
  • Local: Cieai – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina
  • Classificação: 12 anos

Sinopse: A mente arquiva as mais diversas sensações, alucinações e medos, que tendem a permanecer ocultos no desconhecido do inconsciente, mas que, por vezes, afloram de maneira fugaz.  O trabalho discute de que forma as doenças mentais refletem o desconhecido do ser humano. 

  • Direção: Rogéria Zago 
  • Coreografia: RZ Cia de Danças Urbanas 
  • Artista-Orientadora: Cristina Ávila
  • Orientação Dramatúrgica: Valquiria Vieira 
  • Revista [me] Brasilis – Cia. D’Vergente de Piracicaba
  • Data: domingo, 5 de agosto
  • Hora: 18h
  • Local: Cieai – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina
  • Classificação: 10 anos

Sinopse: “Revista [Me] brasilis” é inspirado na Obra “O Bilontra” de Arthur Azevedo e na estética do Teatro de Revista. O texto passeia por situações divertidas de uma quase falida Trupe de Teatro que a convite do Rei, chega para divertir os súditos de seu reino. A mistura de dança, paródias e teatro, característica do teatro de Revista – sua vertente é o Teatro Rebolado – faz o espetáculo ser colorido e divertido diante da situação política pelo qual o Brasil está passando, referência marcante com os problemas que Artur Azevedo já escrevia na estreia de seu texto em 1886.

Encontro Regional de Teatro

Tem como propósito o compartilhamento dos processos de criação dos grupos orientados para apreciação da curadoria, com intuito de avaliar seu desenvolvimento. Neste evento 32 municípios do Estado de São Paulo serão representados por grupos, companhias e coletivos artísticos de teatro. Durante o encontro os grupos participarão de conversas com a curadoria e apresentarão pequenos trechos das peças em desenvolvimento, onde a equipe do Programa poderá avaliar cada processo e realizar apontamentos.  O encontro é também um incentivo para que as companhias de teatro trabalhem em rede e aprendam a partir do ato de observar e escutar o outro, uma vez que as apresentações, bem como, os debates são abertas à participação de todos. 

Encontro Regional de Dança

O curador Ismael Ivo costuma fazer dois ciclos de visitas aos grupos de dança em orientação para acompanhar os processos.  Este ano o 2º ciclo acontecerá em novo formato. Os grupos se reunirão em Indaiatuba para compartilhar os processos criativos em curso. A curadoria deverá apontar diretrizes para a continuidade da orientação e consolidação dos trabalhos para a 4º Mostra de Dança, que será realizada em Setembro.

Oficinas para capacitação

Serão realizadas no Centro Cultural Hermenegildo Pinto.

4 de Agosto – Oficina de Dança com Alex Soares

Direcionada a artistas do Corpo Estável de Indaiatuba

Sinopse – Baseado nos processos criativos para concepção dos seus trabalhos coreográficos, o workshop com Alex Soares reúne desafios em multi-camadas de tarefas com objetivo dar ferramentas ao processo de criação e pesquisa; serão desenvolvidos exercícios de consciência corporal e sensibilização, improvisação, criação de procedimentos.

25 de agosto – Oficina de dança com Samuel Kavalerski

Sinopse – A oficina pretendente potencializar a formação dos profissionais da dança, que se dedicam ao ensino e desenvolvem processos criativos com grupos, com intuito de qualificar a produção em dança através de ferramentas fornecidas pela orientação artística.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas