19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Sem chuvas, mananciais em Itu atingem 67% de capacidade

spot_img

A última análise feita pela Companhia Ituana de Saneamento – CIS mostra que os sete reservatórios de água bruta que abastecem a cidade atingiram 67% de sua capacidade. Em maio deste ano, a capacidade média era de 81%. As Bacias São Miguel e São Miguel/Varejão, que abastecem a região do Pirapitingui, operam com 60% e 80%, respectivamente. No abastecimento da região central, atuam as bacias do São José e Braiaiá, com 90%; Taquaral/Pirapitingui, com 75%; Gomes com 50% e Itaim, com 30%. 

A situação preocupa os dirigentes da autarquia, já que Itu não registra chuvas significativas há mais de 100 dias. No primeiro semestre,  choveu apenas 364 mm. A média desde 1988 é de 732mm. Em 2014, ano da histórica crise no abastecimento de Itu, o volume foi de 484mm.
“Ainda temos água, mas  a previsão para os próximos 80 dias é de clima seco, com temperaturas acima da média para o inverno. Ou seja, o risco de racionamento de água é crescente e segue avaliado em nossas reuniões e pode ser uma alternativa”, pondera  o superintendente da CIS, Vincent Menu.
 
Leia também: Projeção de crescimento do varejo cai para 4,8%
 
Por conta da situação das barragens de captação, a CIS já fez a abertura e a transposição de reservas estratégicas. A companhia está realizando uma força tarefa desde o dia 09 de julho para regularizar o nível operacional de cada bacia.
O Sistema Mombaça / Pau D´Alho também oferece suporte para o abastecimento e água dos ituanos, que precisam seguir economizando e promovendo o consumo consciente de água. Espera-se a economia de 30% em todas as residências ituanas.
Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas