26.1 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Iniciada a restauração da subestação Engenheiro Monlevade

spot_img

A Prefeitura de Louveira iniciou o restauro de um espaço menos conhecido: a Subestação Francisco de Monlevade. Perto de completar 100 anos, o local ficou na memória dos louveirenses pela imponência do prédio principal e pela beleza dos jardins de estilo inglês. Localizado em frente ao Estádio Municipal, abriga residências, um galpão principal com maquinário norte-americano e um busto em homenagem ao engenheiro Francisco Paes Leme de Monlevade, que dá nome à subestação.
Para isso, assumiu a administração do Complexo Ferroviário e conquistou uma verba do Governo do Estado de R$ 2,7 milhões junto ao FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos).
 
Leia também: Acidentes domésticos são 15% dos atendimentos no HU
 
O restauro é parte da segunda etapa do plano de preservação do Complexo Ferroviário de Louveira, que inclui a Estação e a Subestação, ambas tombadas pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).
Construída em 1921, a subestação gerava energia para as locomotivas elétricas do trecho Campinas- Jundiaí, uma tecnologia inovadora para a época. Após a mudança para o diesel, a subestação deixou de funcionar, sendo totalmente desativada em 1999.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas