29.9 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Cidades do Estado de São Paulo já sofrem com racionamento de água

spot_img

Com temperaturas altas e o consumo de água crescente colocam em alerta diversos municípios do interior do Estado de São Paulo. Cidades como Santa Cruz das Palmeiras e Tambaú, por exemplo, já decretaram racionamento e estão aplicando multas severas.
Na Região Metropolitana de Campinas, o volume de chuvas foi três vezes menor do que o registrado na média histórica. No noroeste do Estado de São Paulo, incluindo a região de São José de Rio Preto, grandes pecuaristas anteciparam confinamento de gado, por conta da falta de chuvas e, consequentemente, de pastos.
Na capital paulista, o balanço de chuvas concluiu que São Paulo teve o décimo terceiro junho mais seco em 75 anos de medições (desde 1943) e que há mais de 15 anos não se tinha um junho tão quente.  Estes dados, divulgados pela consultoria Clima Tempo e pelo Instituto Nacional de Meteorologia, só confirmam o momento de extrema atenção que estamos vivendo neste ano. 
Leia também: Frente fria chega a Jundiaí e deve durar a semana inteira

Em Itu, a Companhia Ituana de Saneamento informa que o mais recente levantamento de nível dos mananciais que abastecem o município mostra que as sete barragens de captação de água operam com 75% de capacidade, utilizando reservas estratégicas.
As Bacias São Miguel e São Miguel/Varejão, que abastecem a região do Pirapitingui, operam com 80% e 90%, respectivamente. No abastecimento da região central, atuam as bacias do São José e Braiaiá, com 90%; Taquaral/Pirapitingui, com 80%; Itaim, com 45% e Gomes com 50%.
De acordo com a autarquia, a redução do consumo ainda segue muito abaixo do índice de 30%, meta estipulada pela campanha de conscientização lançada em março deste ano. Na região central, o índice atingiu 11%. No distrito do Pirapitingui, 3%. Por esta razão, o risco da CIS implantar o racionamento de água em toda a cidade é crescente.
Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas