24.4 C
Jundiaí
quarta-feira, 17 abril, 2024

Amamentação é tema de Semana do Bebê na região

spot_img

Entre 30 de julho e 4 de agosto, a Secretaria de Saúde de Louveira promove a 3ª Semana Municipal do Bebê. A programação conta com grupos de orientações e rodas de conversas baseadas no tema Amamentação: A base da vida e dinâmicas destinadas às crianças. As atividades são para gestantes, futuros pais e crianças de até 6 anos, além de familiares e profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social.
Elaborar ações especiais para essa fase decisiva na vida da criança é garantir seu desenvolvimento saudável e seguro. Saúde bucal e aleitamento materno serão alguns dos temas das palestras, além de outras atividades como teatro de fantoches, dança e shantala, que é uma massagem indiana para bebês, também fazem parte do evento.
Em Itupeva, a partir da próxima semana, todas as atenções em Itupeva estarão voltadas ao início da 9ª Semana do Bebê, que destaca a importância do desenvolvimento das crianças, principalmente nos primeiros anos de vida. As ações começam dia 29 (domingo), com a abertura oficial às 10h, no Parque da Cidade, e seguem até 6 de agosto. O tema deste ano é Amamentação: Alicerce para a vida.
A campanha deste ano traz o mascote Pingo, um bebê panda criado para ressaltar as ações da Primeiríssima Infância de Itupeva. O trabalho tem como foco a importância do aleitamento materno, com várias atividades educativas e recreativas nas creches, UBSs e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), além de visita das creches ao Paço . O encerramento será no Espaço HTPC, com palestra da enfermeira obstétrica, acupunturista e parteira, Cândida Cássia Barroca, no dia 6 (segunda-feira), às 14h.
Já em Jundiaí será celebrado entre os dias 1º a 7 de agosto. Neste ano, com o tema Amamentação é a base da vida, a comemoração terá início com apresentação e roda de conversa no Teatro Polytheama.
A programação continua durante a semana, com encontros pela cidade, com o apoio da Prefeitura de Jundiaí, por meio das unidades da Saúde,  Educação e Assistência e Desenvolvimento Social.
De acordo com Rita Stringari, nutricionista e articuladora para o Programa São Paulo Pela Primeiríssima Infância, difundir a amamentação é o foco da programação. Neste ano, a programação conta com apresentações artísticas, debates e outras atividades direcionadas para o fortalecimento da amamentação e difusão dos benefícios do leite materno para a criação de uma sociedade mais saudável e feliz. Outros tema que estão diretamente ligados com a maternidade também serão abordados em palestras e encontros.
A abertura será no dia 31 de julho, às 18h, no Teatro Polytheama, com apresentação artística de Paula Agnelo e mais de 30 mulheres e seus bebês para um mamaço, de forma a incentivar a amamentação em locais públicos.

Além disso, entre os dias 31 de julho e 07 de agosto, o Hospital Universitário de Jundiaí (HU) e o Banco de Leite Humano realizam diversas atividades relacionadas à Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM).  

Confira a programação completa:

31/07 – 18h00 – Abertura da SMAM no Teatro Polytheama, com apresentação cultural, mesa redonda e exposição de imagens da fotógrafa Flávia Fontes.

1 e 2/08 – Gincana interna no HU, na qual os colaboradores responderão a perguntas sobre o aleitamento materno e disputa entre os departamentos que arrecadarem mais frascos de vidro para armazenamento de leite humano doado.

3/08 – 10h00 – Palestra “Amamentação: a base da vida”, com a pediatra neonatologista Dra. Gleise Ap. Moraes Costa. A médica é avaliadora da IHAC pelo Ministério da Saúde. Atividade aberta ao público, que ocorre no Anfiteatro do HU

6/08 – 14h00 – “Encontro de Gestantes”, com troca de experiências e esclarecimentos de dúvidas a respeito da gravidez e amamentação. Atividade aberta ao público, que ocorre no Anfiteatro do HU.

7/08 – 15h00 – Encerramento da SMAM com o encontro entre mães doadoras e mães receptoras de leite humano. O leite humano doado é 100% destinado aos recém-nascidos internados nas UTIs Neonatais da cidade. O encontro emocionante incluirá a entrega de bodies, gentilmente cedidos pela empresa Polo Wear. Em seguida será realizado um café da tarde para essas mães.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas