16 C
Jundiaí
terça-feira, 23 abril, 2024

Agenda Cultural: veja os destaques para este fim de semana

spot_img

O portal Novo Dia Notícias se encarregou de trazer no agenda cultura desta semana uma lista de atividades que acontecem na região. A começar por Itatiba, a partir desta quinta-feira, dia 19 de julho, o Museu Histórico Padre Lima recebe a exposição “Pulsar”, do artista Sérgio Stocco. A mostra terá início com um vernissage, marcado para às 20 horas. Todas as obras expostas foram trabalhadas com material reciclável.
Já no Planetário Municipal “Prof. Benedito Rela” programou para este mês de julho um evento que reunirá todos os curiosos pelo espaço sideral e também os amantes das explorações interplanetárias. Nos dias 25 e 26 acontece a “Noite dos Planetas”.
Durante o mês de julho, os planetas Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estão aparecendo com destaque no céu logo no início das noites. Aproveitando esse momento de visibilidade, serão montados telescópios para a observação desses astros, oferecidos de forma gratuita e sem a necessidade de agendamento.
Os participantes poderão observar a lua crescente, com suas crateras e montanhas; fazer a observação de Marte, o planeta vermelho, que em julho está mais próximo da Terra; se deslumbrar com o maior planeta do Sistema Solar, Júpiter, e seus maiores satélites naturais e fazer a observação de Saturno, com os seus maravilhosos anéis. Além das observações com telescópios, também serão dadas explicações sobre o céu e os planetas.
As observações acontecerão nas quadras de tênis ao lado da Estação Ciências ‘Profª Neide Terezinha Canal Pereira’, das 19h às 22h. Em caso de tempo muito nublado e/ou chuvoso, o evento será adiado, sendo programada uma nova data.
O planetário ainda oferece mais atrações para quem quer conhecer mais sobre o Sistema Solar, com sessões públicas aos domingos. A primeira é a apresentação do filme “Da Terra ao Universo”, feito especialmente para planetários, pelo eSO (Observatório do Sudeste da Europa), que oferece uma viagem pela história da Astronomia, começando nos primórdios dessa ciência, quando ainda se acreditava que a Terra estava no centro do Universo. A sessão é gratuita, com início às 16h, com duração aproximada de 35 minutos.
A segunda exibição acontece a partir das 17h30, com exibição do filme “Os Planetas”, quando é feita a simulação de uma viagem pelo Sistema Solar, que parte da Terra e visita todos os planetas da família do Sol, de Mercúrio até Netuno. Muitas informações sobre esses mundos são reveladas, além de imagens impressionantes. A sessão também é gratuita e com duração aproximada de 22 minutos.
Os eventos são abertos para maiores de quatro anos. É recomendável que o visitante chegue ao local com ao menos 15 minutos de antecedência, para garantir sua participação, pois o planetário abriga até 60 pessoas. Para evitar a entrada de luz externa, que atrapalha nas projeções do Planetário, não é permitido entrar na sala após o início da apresentação, por isso é fundamental que o visitante não chegue atrasado.
 
Leia também: Divisão Florestal alerta para o risco de queimadas no período de estiagem
 
Já em Louveira, neste o domingo, dia 22 , é a vez da praça do Burck e da UBS Monterrey receberem a “Rua da Alegria” das 13h30 às 17h. No dia 29 de julho, o evento acontece nos bairros Terra da Uva, Vassoral e Jardim Niero. A “Rua da Alegria” é gratuita e todos estão convidados a participar.
Em Itu, no próximo dia 29, será realizada mais uma edição do Itour Bikes. Interessados em participar devem se dirigir até o pátio da Prefeitura, onde haverá a concentração dos ciclistas e a saída do Itour Bikes às 8 horas.
Fora as atividades que acontecem durante este fim de semana e o próximo, Itu está com inscrições para oficinas gratuitas. O início das aulas será em agosto e os interessados podem se inscrever enviando e-mail para cultura@itu.sp.gov.br, com nome completo, endereço, telefone para contato, RG e data de nascimento.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4886-9747.
Dias 1, 3, 8, 10, 15, 17, 22, 24, 29 e 31 de agosto
Oficina “Olhar o Real” – Prática de Produção de Filmes Documentários com Erik Tavernaro
Horário: Das 13h às 17h
Local: Cras Pipa
Rua Romão Bruni, 100, Parque Industrial
30 vagas 
Dias 2, 9 e 16 de agosto
Oficina A voz infantil – cantarolando com o piano
Horário: Das 15h às 17h
Local: Cras Frei Alípio Both
 Rodovia Waldomiro Correa de Camargo, 14, Cidade Nova
20 vagas
 
Dias 7 e 14 de agosto
Oficina O Espelho Cômico – A descoberta do cômico que existem todos nós com Nando Bolognesi
Horário: Das 13h às 17h
Local: Cras Bumba meu Boi
Rua Eloy Ricci, 236 – Vila Bandeirantes
20 vagas
Dias 11 e 12 de agosto
Oficina A canção e o canto brasileiro com Izabel Padovani
Horário: Das 14h às 18h
Local: Casa da Praça
Praça Padre Miguel, 56, Centro
30 vagas
  
Dias 18 e 19 de agosto
Oficina de Fotografia autoral com Ana Carolina Mora e Caio Narezzi
Horário: Das 13h às 17h
Local: Casa da Praça
Praça Padre Miguel, 56, Centro
30 vagas
Dias 20 e 22 de agosto
Oficina Batcundum – sons da percussão com Denni Pontes
Horário: Das 13h às 17h
Local: Cras Recriança
Rua Corinto Luiz D’Onófrio, 25, Jardim Alberto Gomes
20 vagas
Dia 24 e 25 de Agosto
Oficina de StencilArt
Horário: Das 9h às 12h  
Local: CEU Jardim Vitória – Rua 13 de Outubro, s/nº, Jardim Vitória
30 vagas
Oficina de Pintura livre sob lata de Spray
Horário: Das 13h às 17h
Local: CEU Jardim Vitória – Rua 13 de Outubro, s/nº, Jardim Vitória
30 vagas
Dias 29 e 30 de Agosto
Oficina de Contação de História com origamis com Irene Tanabe
Horário: Das 18h às 22h
Local: Casa da Praça
Praça Padre Miguel, 56, Centro

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas