19.5 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Sinais de que você vive um relacionamento abusivo

spot_img

Como acontece todos os anos, o Dia dos Namorados sempre é comemorado com presentes, jantares, abraços, beijos, declarações; por isso se faz importante, também, colocar em pauta e alertar cada vez mais mulheres sobre o relacionamento abusivo e como identificar se vive em um. 
Dados da Day One, uma organização norte-americana, indicam que uma em cada três jovens já vivenciou algum tipo de abuso nas suas relações amorosas, seja sexual, verbal, moral ou físico. Segundo a organização o relacionamento abusivo “é caracterizado como um tipo de violência doméstica onde existe um padrão de controle, uma violência constante e traços fortes de machismo”. 
Outro dado levantado pela organização Day One, informa que o relacionamento abusivo é um tipo de violência doméstica que pode ser caracterizada por um padrão de controle e por comportamento violento em relacionamentos ocasionais ou sérios. O relacionamento pode afetar pessoas independentemente de raça, classe, gênero ou orientação sexual.
Leia também: Lista de vagas do Sisu já estão disponíveis para consulta
Outro dado interessante que pode caracterizar um relacionamento abusivo é quando o parceiro proíbe o outro de trabalhar, controla o gasto do dinheiro, proíbe o acesso a contas bancárias ou quando não deixa envolver em planejamento financeiro.  O abuso pode manifestar pelo controle das redes sociais como, por exemplo, dizer quem se pode adicionar ou não ao perfil, pela insistência em obter senhas pessoais das redes do parceiro (a), monitoramento de celular e outras ações.
Além disso, um teste feito pela WikiHow, com base nos dados da The University of Virgina, informa que sinais de abuso ou manipulação muitas vezes é possível identificar quando o parceiro zomba ou constrange na frente dos amigos e da família, quando diz o que você deve ou não vestir, quando diz que você não é nada sem ele ou que ele não é nada sem você, te culpa pela maneira com que age ou se sente. O teste completo você pode fazer aqui.
Neste Dia dos Namorados não custa nada fazer essa reflexão: eu vivo um relacionamento abusivo? 

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas