29.3 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Prefeito de Louveira assina convênio e viabiliza investimentos de 2.3 milhões

spot_img

O Prefeito de Louveira Nicolau Finamore Junior conquistou junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) fundos de até R$ 1.497.307,11. Além dos investimentos que já vem sendo executados na cidade, a Prefeitura vai aplicar mais R$ 799.261,29 para ampliar a capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). 
Os valores serão investidos na construção do 4.º módulo do Reator Anaeróbio, que é um equipamento que amplia a capacidade de tratamento. Também serão realizadas melhorias no guarda-corpo da ETE, item essencial na segurança dos trabalhadores da estação.
Leia também: Jundiaí atinge 70% do público-alvo na vacinação contra gripe
A estimativa é que em 2025 a cidade passe dos cerca de 44 mil habitantes atuais para 70 mil, o que representa um aumento de 60% das demandas de serviços públicos.
Para o Secretário de Governo e Comunicação Social Hélio Braz, o planejamento e a execução das estruturas de tratamento de esgoto fazem parte do Plano Municipal de Saneamento Básico de Louveira, que foi aprovado em abril deste ano e é essencial para preparar a cidade para as necessidades de médio e longo prazos.
O saneamento básico exige investimentos pesados para sua ampliação e, apesar do período de recessão em que passa o Brasil, a Prefeitura de Louveira segue aplicando em infraestrutura para garantir a qualidade de vida que seus moradores merecem.
Em 2013 foi criada a Secretaria Municipal de Água e Esgoto em Louveira e, desde então, a população vem se beneficiando com as inúmeras obras no setor de saneamento realizadas pela Prefeitura.
Confira a evolução do Saneamento Básico de Louveira:
• A Estação de Tratamento de Esgoto de Louveira (ETE) iniciou seu período de pré-operação no ano de 2014, coletando mais de 140 mil m³/ano. Segundo o relatório operacional da ETE, em 2017 o volume de esgoto tratado foi de cerca de 2 milhões e 750mil m³/ano.
• Aproximadamente 16 km de rede coletora de esgoto foram construídos desde 2014, que beneficiaram 12 bairros como o Santo Antônio, Faixa Azul, Abadia, Vassoural, Estiva, Vila da Conquista entre outros.
• Cerca de 1.800 novas ligações de esgoto, de 2013 à abril de 2018.
• Em 2012, cerca de 88% da população louveirense tinha abastecimento de água. Em 2013 esse número passou para 96% e atualmente 100% dos moradores são atendidos com abastecimento de água.
• O nível de coleta de esgoto do município teve um crescimento de 80% em 2012 para 89,9% atualmente.
• Já para o nível de tratamento de esgoto, o número impressiona: de 2012 para 2018 houve um salto de 0% para 100%. Ou seja, de todo o esgoto coletado, a Prefeitura trata 100%.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas