20.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

HU é destaque em Congresso na Suécia

spot_img

Dois renomados médicos do Hospital Universitário (HU) e professores da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) foram convidados a apresentar os resultados da pesquisa “Infecção vertical pelo vírus zika e suas repercussões na área materno-infantil” – desenvolvida com 752 mulheres e 750 bebês de Jundiaí e região – durante o 36º Congresso Anual da Sociedade Europeia de Infectologia Pediátrica (conhecido como ESPID), realizado em Malmö, na Suécia. O evento ocorreu de 28 de maio a 2 de junho.

Durante o evento o Prof. Dr. Saulo Duarte Passos, pediatra e infectologista, e a Profa. Dra. Maria de Fátima Rizzo, pediatra, apresentaram três trabalhos: “Pesquisa vírus zika – Coorte Jundiaí”, “Sífilis e o vírus zika” e ”Más notícias em tempos de zika”. As temáticas foram expostas para uma plateia de 500 pessoas de todas as regiões do mundo.

A pesquisa desenvolvida em Jundiaí e região capitou gestantes de alto risco, que passaram por atendimento médico no HU entre março 2016 e março de 2017. As grávidas passaram por exames e tiveram a gestação monitorada semanalmente. Aquelas que deram resultado positivo para o zika, realizaram exames de ultrassom 4D em clínica especializada em São Paulo.

Leia também: Prefeito de Louveira assina convênio e viabiliza investimentos de 2.3 milhões

Este exame permite avaliar a circunferência craniana do feto com poucos meses de gestação. Agora, nesta segunda fase, o acompanhamento tem sido dedicado aos bebês. A pesquisa inclui o acompanhamento das crianças até os três primeiros anos de vida, portanto todo o trabalho só deve ser concluído em 2020.

No ano passado, durante a 35ª edição da ESPID, realizada na Espanha, a pesquisa brasileira já tinha tido grande repercussão. Por esta razão, neste último ano, o projeto recebeu a visita de diversos pesquisadores internacionais. E recentemente rendeu convênio com a Universidade Autônoma de Barcelona, onde os residentes da Faculdade de Medicina de Jundiaí poderão realizar estágio, incluindo atividades no Hospital Vall d´Hebron. 

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas