20.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Funcionário virou paciente do Juquery. E fará palestra

spot_img

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Franco da Rocha promove a palestra do ex-funcionário do hospital psiquiátrico Juquery, Walter Farias. A história de Walter resultou no livro O Capa Branca, escrito pelo jornalista Daniel Navarro, que também estará na atividade. Após anos cuidando de pessoas, o auxiliar de enfermagem tornou-se paciente do hospital.
O evento será na terça-feira (12), às 10h, na Casa de Cultura Marielle Franco, e integra o curso Memória e história: técnicas de pesquisas para produção de acervo cultural, que faz parte do programa Franco Memória.
Segundo a assessora de Projetos da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Tassia Toffoli Nunes, Walter e Daniel contarão sobre o processo de pesquisa e produção do livro. “O objetivo é conhecer uma das possibilidades em produzir uma biografia a partir dos relatos das memórias do biografado”, explica Tássia.
O hospital psiquiátrico Juquery é frequente na história e na memória dos franco-rochenses. O local chegou ao ápice de sua lotação nos anos 90, com mais de 18 mil pacientes. Atualmente 60 pessoas ainda permanecem internadas e estão sendo transferidas gradativamente para residências terapêuticas.
Leia também: Programa Turismo do Saber beneficia alunos da rede pública
O auxiliar de enfermagem Walter Farias, de 65 anos, fez parte dessa história. Ele não nasceu em Franco da Rocha, mas mudou-se ainda criança com a família para a cidade que considera sua. Em 1972, aos 19 anos, prestou concurso e foi trabalhar como auxiliar de enfermagem no Juquery.
A mudança de papel – de funcionário a paciente – aconteceu anos depois, quando Walter foi transferido para o Manicômio Judiciário construído anexo ao hospital. Walter teve crises e acabou sendo internado no mesmo Juquery que trabalhou. Os detalhes dessa história estão relatados no livro O Capa Branca.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas