18.5 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Economia de água em Itu atinge menos de 10% e CIS não descarta racionamento

spot_img

Faz um mês a Companhia Ituana de Saneamento (CIS) anunciou a segunda etapa da campanha de conscientização. Intitulada “A Água é de Todos e Cada Um Deve Fazer a Sua Parte”, a meta de economia esperada pela autarquia foi de 30%. No entanto, menos de 10% foram contabilizados até o momento. O volume de água tratado por dia passou de 61 mil m3 para 56 mil m3.

“Quando lançamos a campanha, apresentamos a maior frente de obras que já foi feita no sistema de abastecimento de Itu para mostrar que o nosso trabalho está sendo feito. E também pedimos a colaboração da população para adotar novos hábitos e promover o consumo consciente de água. Tivemos resultados positivos, mas precisamos ainda de um empenho maior de todos”, explica o superintendente da CIS, Vincent Menu, ressaltando que a fiscalização contra o desperdício segue em toda a cidade. “Foram notificados três consumidores que desperdiçavam água e já recebemos aproximadamente 50 denúncias da população. Não foram aplicadas multas”. 
São consideradas infrações: lavar calçada com o uso continua de água, molhar ruas continuamente; manter torneiras, canos, conexões, válvulas, caixas d´água, reservatórios, tubos ou mangueiras eliminando água continuamente; lavar veículos com uso contínuo de água, excetuando-se os casos de lava-jatos, que deverão possuir sistema que reduza o consumo de água ou que permita a sua reutilização, item este a ser verificado quando do seu licenciamento. 
De acordo com a companhia, o último monitoramento do nível dos mananciais que abastecem a cidade de Itu mostra que as sete barragens de captação de água operam com 88% de capacidade na média. As Bacias São Miguel e São Miguel/Varejão, que abastecem a região do Pirapitingui, operam com 100% e 95%, respectivamente. No abastecimento da região central, atuam as bacias do Braiaiá, Taquaral/Pirapitingui, São José com 100% de sua capacidade e as Bacias do Itaim e Gomes com 60%. 
Leia também: Troco da tarifa de pedágio pode ser doados para instituição filantrópica
Vincent Menu reforça que a autarquia conta com o suporte do Pau D´alho/Mombaça para captação de água bruta. O sistema está atualmente em obras de infraestrutura – construção e reparos de adutoras de água bruta -, e também de preservação – recuperação das margens do Ribeirão Mombaça com gabiões, para evitar erosões e garantir a segurança dos equipamentos instalados no local.  A primeira fase destas obras será entregue em julho.
“A situação de nossas captações é boa, mas é importante ressaltar que estamos utilizando reservas de água estratégicas. A estiagem segue até o final de setembro e a previsão é de pouca chuva, ou nenhuma, como acontece historicamente em agosto. É muito importante que a população economize água. Só assim, poderemos evitar o racionamento de água em Itu”, finaliza o superintendente da CIS.  
Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas