19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Semana do Meio Ambiente terá atividades em Jundiaí

spot_img

Jundiaí celebra a Semana do Meio, entre os dias 4 a 10 de junho, com atividades organizadas por várias Unidades e colaboradores. No período, serão debatidos temas relacionados aos biomas existentes na cidade, bem como ações para a preservação e conservação ambiental. Segundo dados da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Jundiaí conta com 28% do território coberto por remanescentes florestais protegidos e áreas preservadas por lei, incluindo a Serra do Japi.
De acordo com a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Renata Freira, a cidade está amparada por legislações protetoras do meio ambiente. “A Serra do Japi é tombada, temos a legislação que proíbe as queimadas, além do Plano Diretor que proíbe o corte de maciços florestais em estado médio e avançado de desenvolvimento.
Esse amparo legal favorece a proteção dos biomas, incluindo a fauna silvestre. Ainda existem outros ações com o intuito de preservar os remanescentes florestais que serão apresentados durante a Semana do Meio Ambiente, como o Programa Nascentes Jundiaí com foco principal nas áreas de mananciais de Jundiaí e os resultados preliminares do Projeto Estrada Parque Santa Clara – Morangaba na Serra do Japi”, afirma ela.
A abertura do evento, no auditório do Paço , dia 4 às 15 h, contará com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado, palestra sobre Restauração da Mata Atlântica e Serviços Ecossistêmicos, com o professor Ademar Ribeiro Romeiro, da Unicamp. Antecedendo a palestra, será feita a apresentação do Programa Nascentes Jundiaí pela engenheira florestal Ana Maria Pires.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas