21.1 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Análise Gestual: um aceno de oba ou de bom dia?

spot_img

Olá, pessoa! Uma questão que sempre pega, principalmente os leigos, é a tal da leitura corporal ou comunicação não verbal. Este tema tem gerado bastante paranoia.
Com a experiência que tenho na área de Comunicação e no estudo do comportamento humano, posso garantir que não há uma regra básica para se fazer entender. É por isso que fico intrigado com esta infinidade de manuais com ‘as 8 maneiras’, ‘os 5 passos’, ‘as 20 respostas’ pra se resolver isso ou aquilo.
Já contei por aqui que, certa vez, no período em que ministrei aulas no Núcleo de Comunicação e Artes de uma instituição de ensino bastante conceituada, uma aluna começou a analisar os colegas pela forma como eles se sentavam nas carteiras, viravam os pés em direção à porta, mexiam no cabelo ou seguravam a caneta. Um exagero!
Claro que ela evocou os princípios do famoso livro “O Corpo Fala”, de Weil e Tompakow. Após uma dinâmica, ela se deu conta do equívoco da maior parte das avaliações.
À época, coloquei que é preciso ter muito cuidado ao analisar posturas e comportamentos se baseando apenas nos livros e não no ambiente, no indivíduo e nas situações.
Leia também: Em uma década, o número de pessoas obesas aumentou 60%
Pra não ser muito técnico, vou dar um exercício bem prático pra você fazer aí no seu cantinho, despretensiosamente: Acene para um colega de trabalho ou para qualquer pessoa na rua. Repare que uns responderão ‘bom dia’, outros ‘falaí’ e alguns, o famoso ‘oba!’
Aí pergunto: o que você quis dizer com o seu aceno? Qual a resposta que você queria ouvir? Bom dia (ou boa tarde, boa noite) ou o famoso ‘oba’ ou o ‘falaí’?
Observei isto enquanto praticava a minha corrida numa destas manhãs. Ao encontrar com outros corredores, eu apenas acenava e, no entanto, as respostas eram as mais diversas. E estou falando apenas de um simples aceno de mão, hein?
Imagine agora a complexidade de se analisar os comportamentos e sinais corporais como um todo? Não se iluda! Ao analisar uma pessoa e ignorar o ambiente, você pode tirar conclusões precipitadas. Vai por mim! É isso.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas