21.1 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Vacinação contra gripe começa em todas as UBSs

spot_img

Com o fluxo inicial destinado para idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) iniciou, nesta segunda-feira (23), juntamente com os demais municípios, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe. Jundiaí estima imunizar cerca de 100 mil pessoas contra a doença. As primeiras horas de disponibilização das doses teve boa procura nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
De acordo com a diretora de Atenção Básica, Dayane Martins, o movimento foi intenso, porém, sem filas. “As equipes das UBSs se organizaram de forma a atender rapidamente esse fluxo. Na UBS Rio Branco, por exemplo, a equipe realiza o atendimento logo na entrada da unidade. Desta forma, o movimento específico não interfere nos serviços prestados diariamente na UBSs”, comentou.
A vacina está disponível, nesta primeira semana, somente para os idosos com 60 anos ou mais (inclusive os que completam 60 anos até o dia 31/12/2018), trabalhadores da saúde e alunos dos cursos da área da saúde que estejam em estágio (mediante apresentação de documento que comprove a profissão ou o estágio). Posteriormente, será aberto aos alunos desses cursos que não estão em estágio.
A partir de 2 de maio serão vacinadas gestantes (em qualquer período gestacional), puérperas (até 45 dias após o parto) e crianças de 06 meses a 04 anos, 11 meses e 29 dias. Já os portadores de doenças crônicas não transmissíveis (é preciso apresentar a prescrição médica com motivo da indicação ou CID para a aplicação da vacina), professores e demais profissionais que trabalham em creches, escolas e faculdades (mediante apresentação de documento que comprove seu cargo na escola) serão imunizados a partir de 09 de maio.
O atendimento para a vacinação é diário, durante o período de funcionamento das UBSs. Já o Dia D, será 12 de maio, com a vacinação exclusiva das 8h às 17h, nas UBSs Central, Colônia, Eloy Chaves e Rami.
Para evitar a contaminação dos vírus da gripe, a população deve se atentar aos cuidados com a higiene. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), Maria do Carmo Possidente, é indicado lavar as mãos com frequência, já que a transmissão da doença pode acontecer por contato, além de evitar permanecer em locais fechados sem ventilação. Em caso de tosse ou espirro, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável para evitar a propagação do vírus.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas