23.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Operação ‘Jogue Limpo com Valinhos’ começa na segunda-feira

spot_img

A Prefeitura inicia no próximo dia 9 a operação cata-bagulho Jogue Limpo com Valinhos. A campanha terá 45 dias de duração – até o dia 27 de maio – e percorrerá todos os bairros da cidade recolhendo materiais que estejam sem utilidade. A ação é uma oportunidade para a população se desfazer de maneira correta de móveis, eletroeletrônicos, colchões, sucatas, garrafas, latas e outros itens fora de uso e que são de difícil descarte.

Na última ação promovida, em julho de 2017, foram recolhidas 770 toneladas de resíduos em toda a cidade.

“O objetivo é evitar o descarte irregular destes materiais em vias públicas, áreas verdes e córregos e, assim preservar o meio ambiente, além de eliminar possíveis criadouros de mosquitos e animais peçonhentos e prevenir doenças como dengue, febre amarela, zika, chikungunya e leishmaniose”, disse o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Gustavo de Freitas Sirianni.

A operação será realizada nos 142 bairros da cidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, seguindo um cronograma por regiões. Somente no Centro ela acontece em um domingo, dia 27 de maio.

A operação será iniciada pelo Parque Portugal, na segunda-feira (9). Na terça (10) a ação passa pelas ruas do Jardim Nova Espírito Santo, Cocais, Capuava e Fonte Mécia. Na quarta-feira (11) é a vez de Parque das Colinas e Frutal. Na quinta-feira (12) a ação percorre Jardim Centenário, Jardim Maria Rosa, Ana Carolina 1 e 2.  A primeira semana será fechada com os bairros Residencial Água Nova, Fone Nova, Jardim das Vitórias Régias, Jardim das Palmeiras e Jardim dos Manacás, atendidos na sexta-feira (13).

A recomendação é para que as pessoas coloquem os materiais nas calçadas na noite do dia anterior da operação no bairro. O objetivo é evitar que esses objetos e “bagulhos” fiquem muito tempo nas ruas. Carros de som estarão percorrendo as ruas da cidade sempre um dia antes e no próprio dia da ação para alertar os moradores e estimular o descarte consciente. Em caso de chuva forte nos dias da operação, a atividade será transferida para o dia seguinte.

Segundo a coordenadora da operação, Patrícia Érika Calegari, não serão recolhidos entulhos e restos de material de construção, galhos de árvores, lâmpadas fluorescentes e resíduos de processos produtivos de empresas.

A coordenadora explica que todos os materiais recolhidos irão para uma área de transbordo, onde serão prensados e posteriormente encaminhados para o aterro sanitário na cidade de Paulínia. A coordenadora informa que o descarte irregular de lixo, entulho e bagulhos em vias públicas, terrenos baldios e áreas verdes é proibido por lei municipal sob pena de multa.

Neste ano, os bairros Parque Valinhos, Fonte Mécia, Frutal e Água Comprida foram incluídos na operação. As regiões do Macuco, Reforma Agrária e Capivari serão atendidas pontualmente, por meio de agendamento através dos telefones 3829-6012 ou 3829-6033. A mesma regra vale para os condomínios da cidade.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas