24.8 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Campanha de Vacinação contra a gripe tem boa procura nos primeiros dias

spot_img

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe iniciada nesta segunda-feira (23) teve boa procura, segundo a Secretaria da Saúde. As UBSs que registraram maior movimento foram do Jardim Paraíso, Jardim Pinheiros, Vila Santana e Bom Retiro.

O principal público dos grupos de risco que procurou as UBSs neste primeiro e segundo dia da campanha foi de idosos. O grupo de crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias ficou em segundo lugar na procurar pela imunização. 

A Divisão de Vigilância Epidemiológica divulgará um balanço desta primeira semana de vacinação na sexta-feira (27). A vacinação se estende até 1º de junho nas 13 UBSs no horário das 9h às 16h. Para se vacinar, é preciso apresentar a carteira de vacinação ou um documento de identidade.

Conforme determinação do Ministério da Saúde, a vacina deve ser tomada por pessoas que fazem parte dos grupos de risco:

  • Pessoas com 60 anos ou mais
  • Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias
  • Gestantes
  • Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias
  • Profissionais da saúde
  • População indígena

Para outros grupos de risco, a vacinação terá início no dia 9 de maio, são eles:

  • Professores da rede pública e particular
  • Portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite
  • Indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia
  • Portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter
  • Pessoas privadas de liberdade
  • Adolescentes internados em instituições socioeducativas, como a Fundação Casa

No caso de portadores de doenças, a recomendação é que apresentem carta de recomendação médica ou receita comprovando que toma medicamento de uso contínuo.

A escolha desses grupos se deve ao fato de eles serem mais vulneráveis aos efeitos da gripe e sofrerem mais com seus sintomas e desdobramentos. Além disso, parte desse pessoal possui contato diário com outras pessoas infectadas, o que aumenta o risco de transmissão.

No ano passado, foram imunizadas no total 19.066 pessoas, o que corresponde a uma cobertura de 82%. O percentual mínimo de cobertura exigido pelo Ministério é de 90%.

O Dia D da campanha, considerado a data mais importante da mobilização, está marcado para 12 de maio, um sábado. A Secretaria da Saúde ainda está definindo as UBSs que ficarão abertas neste dia.

A estratégia do Ministério da Saúde tem por objetivo diminuir o impacto da gripe em todo o país. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença mata mais de 650 mil pessoas todos os anos.

Além de causar aqueles sintomas clássicos febre alta, nariz entupido, cansaço e dor no corpo, a gripe está por trás de complicações como pneumonia e infarto. Saiba onde se vacinar clicando aqui. 

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas