24.2 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Haitianos aprendem Língua Portuguesa em Campo Limpo

spot_img

Migrar de um país para outro e encontrar nova e desconhecida língua é obstáculo para os estrangeiros que chegam ao Brasil. A bonita, mas complicada Língua Portuguesa, é um desafio. Em Campo Limpo Paulista, a proposta para quem não sabe falar e escrever o Português é o acolhimento, em curso gratuito, oferecido pela Secretaria de Educação.
Atualmente, 22 haitianos (que falam francês, crioulo e espanhol) participam das aulas, direcionadas a estrangeiros de qualquer nacionalidade. Entre os alunos está Ilianise José, de 45 anos, que há um ano mora no Brasil.
Ela conta que quando chegou ao país foi complicado adaptar-se à nova língua. “Gosto de morar aqui, consegui um trabalho e é necessidade falar o português”, afirma, destacando que o que acha mais difícil são os verbos.
Assim como ela, Raymond Ulysse, de 51 anos, também é aluno do curso. “Estou fazendo as aulas há 15 dias e elas têm sido muito boas para mim”, comenta ele, ainda ensaiando as primeiras palavras na nova língua.
Além de abrir as portas para estrangeiros, a Educação também oferece cursinho pré-vestibular. Atualmente, 50 alunos estão aproveitando a oportunidade. Também estão em andamento as aulas da Educação de Jovens e Alunos (EJA), com mais de 300 pessoas matriculadas.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas