29.4 C
Jundiaí
terça-feira, 23 abril, 2024

Comunicação não verbal: muito além das palavras

spot_img

Olá, pessoa! É comum em palestras e cursos sermos indagados sobre a famosa experiência de Mehrabian que traz o esquema 55/38/7.
Segundo ela, ao entregarmos uma mensagem, o público vai sempre nos analisar sob a seguinte ótica: 55% do sucesso da mensagem está relacionado à forma visual que nos apresentamos; 38% está relacionado à qualidade de nosso vocabulário e, vencidas estas etapas, a platéia se interessará pelo conteúdo (7%). Isto não significa que você não deve se importar com o que diz. Muito pelo contrário! Sempre tenha o que dizer e o diga com conhecimento e persuasão. Aliás, seria muito cruel sermos analisados apenas pela foto e não pelo que temos a dizer.
A pesquisa de Mehrabian aborda a importância de atentarmos para a nossa comunicação não verbal, que vai muito além do que achamos que estamos comunicando.
Ou você vai me dizer que nunca reparou na quantidade de vícios de linguagem que alguém possa ter, do tipo, ‘né?’, ‘tá?’, ‘então’, ‘viu?’ , ‘veja bem…’ ‘Ãnnnn’, ‘Eeeeee…’?
E quantas e quantas vezes, a pessoa que dá treinamento na empresa pede energia nas negociações, insiste nas frases motivacionais, cita grandes pensadores, mas apresenta uma voz ‘pra dentro’, sem projeção e que transmite mais medo do que coragem?
E aquela pessoa que não para de mexer no cabelo, ou aperta o nó da gravata, põe e tira o paletó, que não sabe se fica com a mão no bolso ou se gesticula? E aquele palestrante que não mantém contato visual com a platéia e só se preocupa em mostrar o próximo slide cheio de letrinhas minúsculas?
Reparou?
Então, fica a dica: antes de entregar a sua mensagem, saiba que a pessoa que está assistindo a uma apresentação sua, vai te analisar nos mínimos detalhes, como já dissemos. Como diz aquele livro famoso: “O Corpo Fala”.
Faça com que seu corpo combine com a sua mensagem e não desanime diante de mais uma pesquisa de Mehrabian. É isso.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas