21.1 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Nova ETE dará a Itu 100% de tratamento de esgoto em 2018

spot_img

Após longa paralisação das obras, a Companhia Ituana de Saneamento obteve documentos necessários para inaugurar a nova ETE

A CIS – Companhia Ituana de Saneamento – e a Prefeitura de Itu inauguram na sexta (2) a nova Estação de Tratamento de Esgoto Pirajibu, atendendo toda região do Distrito do Pirapitingui. O serviço de tratamento de esgoto da cidade eleva o município a se tornar em poucos meses a 16º cidade brasileira com mais de 100 mil habitantes a ter 100% de seu esgoto tratado.
A ETE Pirajibu tratará o esgoto a nível terciário, isto é, com remoção de nitrogênio e fósforo, além da matéria orgânica. Trata-se de sistema de lodos ativados com tecnologia avançada de remoção de nitrogênio por nitrificação/desnitrificação simultâneas e de remoção de fósforo por dosagem de cloreto férrico.
Leia também: Regimento Deodoro de Itu completa cem anos
Este processo de tratamento é exclusivamente de natureza biológica, onde a matéria orgânica é depurada por meio de colônias de microrganismos heterogêneos específicos, na presença de oxigênio. Essas colônias de microrganismos formam a massa denominada de lodo ativado.
O desenvolvimento dos microrganismos que atuam neste tipo tratamento do esgoto demora de dois a três meses. A ETE Pirajibu receberá os dejetos do Pirapitingui e passará por esse período de maturação antes de iniciar o tratamento efetivo do esgoto.
A nova ETE tem capacidade de tratar os esgotos de uma população de 60.000 habitantes, com uma vazão média de 100 l/s. Numa etapa futura, já projetada, serão atendidos 90 mil habitantes.
Mais – A CIS – Companhia Ituana de Saneamento – anuncia na sexta (2) – aniversário de um ano da autarquia – a construção de novo reservatório de água tratada em Itu. Localizado na Estação de Tratamento de Água no Rancho Grande, o reservatório armazenará três milhões de litros de água. Com isso, a CIS terá mais respaldo para aumentar a quantidade de água na rede ituana durante períodos de maior consumo e os problemas de baixa pressão que atingem os bairros mais altos serão reduzidos.
De acordo com Vincent Menu, superintendente da CIS, a licitação para execução do reservatório já está publicada. Com isso, as obras podem começar em abril. O superintendente acredita que para melhorar a eficiência de todo o saneamento da cidade, é preciso planejamento e trabalho.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas