26.1 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Abastecimento de medicamentos chega a 97,6% na rede de saúde em Jundiaí

spot_img

Com abastecimento de 97,6% dos 296 medicamentos constantes na Relação de Municipal de Medicamentos (Remume), o estoque registra apenas cinco substâncias em falta – por restrições na produção industrial.  A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) garante o tratamento de mais de 200 mil usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Mesmo com as dificuldades registradas em 2017, a oferta de medicamentos foi acrescida de 5,7% em relação ao ano de 2016. 
De acordo com a coordenadora da Assistência Farmacêutica, Ana Cláudia Jordão Rodrigues, a antecipação das compras com organização da pasta, proporcionam o resultado positivo para a população. “No ano passado, recebemos o estoque com o que havia, sem as previsões de compra ou agendamentos de entregas. Em 2017, 73 medicamentos estavam em falta e precisavam ser rateados entre as UBSs, outros 16 estavam com estoque zerado. Com o trabalho desenvolvido pela gestão, conseguimos equacionar os problemas. Apenas seis medicamentos estão sendo rateados entre as UBSs, sendo que, cinco deles por falta de substância para a produção na indústria. Todos estão comprados”, detalha a coordenadora.
O gestor da UGPS, Tiago Texera,  menciona o alcance do bom resultado. “São mais de 200 mil pessoas que estão recebendo seu medicamento e realizando o tratamento de forma correta. No ano passado foram dispensados 101.362.920 unidades farmacêuticas, que são frascos, comprimidos ou tubos de tomada. Mesmo com as dificuldades enfrentadas em 2017, ampliamos a oferta em 5,7%, além de acrescentarmos um novo medicamento à lista Remume, o Dipropionato de Beclometasona 200 mcg, usado para tratamento de asma. E a inclusão no ano passado, já objetiva o atendimento da população para o período do inverno que está por vir. O período é importante para que os médicos tomem conhecimento da oferta e disponibilizem para a população”, detalha.
O trabalho realizado durante o ano passado, segundo Texera, na organização das contas, readequação dos serviços e capacitação dos servidores foram passos necessários para alcançar os resultados positivos. “Começamos a colher os frutos do empenho da administração. A regularização da compra dos medicamentos é o início do que será entregue pela UGPS para a população. Ainda neste primeiro semestre temos a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Novo Horizonte e da Clínica da Família, no mesmo bairro, que reformularão todo o modelo de atenção básica, com maior resolutividade para a população”, detalha.
A listagem do Remume pode ser consultada neste link ou pelo aplicativo. Desta forma, é possível ao munícipe, verificar, ainda em consultório, se a substância consta no cardápio medicamentoso da UGPS, ofertado gratuitamente.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas