28.6 C
Jundiaí
terça-feira, 16 abril, 2024

Justiça Eleitoral cassa Júnior Finamore, de Louveira

spot_img

Prefeito reeleito teria cometido abuso de poder econômico. Representação foi de outro candidato

O prefeito de Louveira, Nicolau Finamore Júnior, reeleito em 2 de outubro, foi cassado pela Justiça Eleitoral e declarado inelegível por oito anos. Sua vice, Neusa Orestes, recebeu a mesma sentença, assinada pelo juiz Juan Paulo Haye Biazevic, da Comarca de Vinhedo.
A cassação se originou por representação do então candidato, jornalista Juliano Gasparini. Segundo a denúncia, Finamore teria mandado imprimir uma revista, com o título Cidade de Louveira, e distribuído a mesma durante a campanha eleitoral. A Justiça entendeu que houve abuso de poder econômico. A revista teria publicidade de sua administração.
Cajamar enfrenta caso parecido. A atual prefeita, Ana Paula, foi reeleita no dia 2 de outubro, mas teve seu registro cassado por abuso de poder econômico – teria mandado asfaltar 130 locais às vésperas da eleição. Ana Paula recorreu da sentença do juiz Filipe Levada e aguarda decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Itupeva está na mesma situação. Marco Antonio Marchi, o Marcão, foi eleito mas teve sua candidatura barrada pela Justiça Eleitoral por ser considerado ficha suja. Marcão foi condenado, com sentença transitada em julgado, por improbidade administrativa, quando, como presidente da Câmara, pagou salários a mais para vereadores e também para si.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não julgou recurso contra Marcão. O entendimento é que deva haver novas eleições nessas cidades, e até lá, as prefeituras ficariam a cargo dos presidentes de câmaras.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas