20.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Barulho dos fogos pode espantar animais no fim do ano

spot_img

O zootecnista e especialista em comportamento animal Renato Zanetti alerta para os cuidados com cachorros nessa época do ano

O fim do ano está chegando e com ele a famosa queima de fogos. Quem é que não gosta de ver o céu colorido e iluminado na virada do ano, não é mesmo? Bom, nós humanos gostamos, mas seu cachorro pode não ficar tão à vontade assim perto do barulhos ensurdecedor dos rojões.
Muitos acreditam que é por conta da audição mais aguçada, mas é um mito. Segundo o zootecnista Renato Zanetti, baseado em dados publicados no livro Animal Welfare, de 2011, os fogos são ruins por desencadearem medo e ansiedade no animal. Para os cachorros, o barulho de explosão remete a um sinal de perigo ou um sinal de que algo de ruim vai acontecer com ele, e para que nada aconteça, ele tem de correr.
Ele dá as dicas para diminuir o problema: Deixar o ambiente mais seguro, retirando objetos que possam cair sobre o cão ou que ele possa destruí-los e se machucar. Também deixar janelas e portões de acesso à rua fechados, para evitar eventuais fugas do animal.
Aumentar a identificação de seu cão, caso ele venha a fugir por conta da fobia. Nesta época do ano, é muito comum cães fugirem de suas casas por causa do barulho excessivo dos fogos. As plaquinhas com o nome já são eficientes, mas nesses casos, é bom ter coleiras com o nome do cão e o telefone para contato.
Oferecer suporte emocional ao cão. Deixá-lo em ambientes conhecidos e que tenha cheiros familiares. Facilitar também o acesso aos locais onde ele já dorme, ou a procura de forma voluntária, como a casinha, a caixa de transporte, a cama, o quarto, etc.
Se for preciso, abraçar seu cachorro. Segundo a crença popular, abraçar ou pegar no colo seu cachorro causa ainda mais medo nele, mas não é bem assim que funciona. Assim como para os humanos, o abraço e o contato corporal relaxa e tira a tensão.
Em casos extremos de fobia, procurar um veterinário comportamental, pois quanto maior o nível de estresse de seu cachorro, menor é seu nível de aprendizado, e somente o médico, nesses casos, pode avaliar qual a melhor solução para seu cão passar por essa fase estressante.
Treinar seu cachorro de forma preventiva. A idade ideal para se fazer isso é até os três meses de idade, quando o cão ainda está no período de socialização, no entanto, nem todas as pessoas possuem conhecimento da importância desse adestramento.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas