19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Aviação envolve 11 mil profissionais para Jogos Rio 2016

spot_img

Os dez principais aeroportos que vão atender aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 terão efetivo aproximado de 11 mil profissionais durante a realização do evento. O principal objetivo é garantir a segurança, conforto e tranquilidade dos passageiros, bem como a fluidez de procedimentos e operações do transporte aéreo brasileiro. Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Viracopos (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Pampulha (MG), Salvador (BA) e Manaus (AM) funcionarão em regime especial para o megaevento esportivo.
Aproximadamente dois mil são servidores de órgãos públicos que atuarão diretamente nas operações e serviços aeroportuários, como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), Polícia Federal e Receita Federal. Por parte dos aeroportos concedidos e dos terminais administrados pela Infraero, o quadro de recursos humanos está estimado em nove mil funcionários.
No período de 19 de julho a 22 de setembro, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) alocará aproximadamente 500 servidores para reforçar a fiscalização nos terminais. De acordo com a agência, haverá uma intensificação da fiscalização dos serviços prestados pelas empresas aéreas e concessionárias de aeroportos, bem como o reforço de equipes dedicadas à orientação, aos turistas, sobre direitos do passageiro.
A previsão é que o fluxo de passageiros e aeronaves aumente consideravelmente com a chegada dos torcedores e atletas ao Rio de Janeiro, cidade que concentrará 97% das disputas. Estimativas do Comitê Técnico de Operações Especiais (CTOE), órgão vinculado à Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias) e coordenado pela Secretaria de Aviação Civil, apontam que no dia da abertura do evento, 5 de agosto, os aeroportos do Rio registrem entre 900 e 1.000 movimentos de aeronaves executivas.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas