19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Jundiaí abre, na quinta, sua Festa da Uva

spot_img

infouvaEsta será a 33ª edição da festa mais tradicional da cidade, junto com a 4ª Expo Vinhos. Começa dia 14 e público deverá ser recorde
O Parque Comendador Carbonari (também conhecido como Parque da Uva) está sendo arrumado para receber possíveis 200 mil visitantes na 33ª Festa da Uva, que começa oficialmente na próxima quinta-feira (14). No ano passado, o parque recebeu 153 mil pessoas.
Em quase 60 mil metros quadrados, estão sendo montadas as tendas e os barracões que receberão expositores, artesãos e outras atrações. Os números são de impressionar: 15 mil m² destinados somente à área de exposição, mais de 100 atrações culturais, mais de mil voluntários envolvidos nos dez dias da festa, que termina no dia 31.
“Desde a Prefeitura mudou o formato da festa, o público tem aumentado muito, explica a diretora de Turismo Marcela Moro. Só para comparar, em 2013 foram 77 mil pessoas, em 2014, 126 mil, e no ano passado, 153 mil”.
O novo formato deixou de lado os shows grandiosos e a cobrança de ingresso. Em 2011, quando teve Festa do Morango, com o antigo formato, apenas 32 mil pessoas foram ao parque. Agora são os artistas regionais que se apresentam nos diversos palcos montados para os shows.
“Hoje temos grupos do Paraná, de Minas, do Rio de Janeiro, procurando informações e até fazendo suas reservas para a festa, diz Marcela. Com a política de turismo, muitos aproveitam para conhecer as plantações, visitar sítios e fazendas”.
Uma das inovações, colocada em prática a partir de 2013, foi o espaço exclusivo para crianças. Neste ano são 800 m² com brinquedos e atrações. “No ano passado 24 mil crianças estiveram na área infantil”, explica Marcela.
Na última segunda (4), foram escolhidas as fotos vencedoras do concurso que teve como tema “Uva Niagara Rosada, Símbolo da Agricultura Jundiaiense”. Trinta e cinco fotógrafos amadores enviaram seus trabalhos – cada um podia enviar até cinco fotos. As escolhidas estarão expostas durante a festa.
construção do parque da uva - 1950Primeira festa foi em 1934
Em 1934, o então prefeito de Jundiaí, Antenor Soares Gandra, encampou a idéia dos agricultores de promover a Festa da Uva. Na época, a Prefeitura ficava na rua Barão de Jundiaí, onde hoje está uma loja de roupas, ao lado do Banco Santander. Pouco adiante, onde hoje está o Centro das Artes, funcionava o Mercado Municipal.
E foi lá que aconteceu a festa. Além dos desfiles de rua, o prédio da Escola Estadual Conde de Parnaíba (em frente ao Centro das Artes) foi usado para exposição das uvas e alguns produtos fabricados na cidade, principalmente cerâmicos.
A segunda Festa da Uva aconteceu em 1938, no antigo Largo Santa Cruz, hoje Praça das Bandeiras, onde está o Terminal Central. Em 1942, por causa da Segunda Guerra Mundial, não teve festa, que voltou a acontecer em 1947.
Dois anos depois foi iniciada a construção do Parque da Uva pelo então prefeito Vasco Antonio Venchiarutti. Para ajudá-lo na empreitada, estava Cândido Mojola, que tocava a Associação Agrícola de Jundiaí. O parque ficou pronto em 1951, e dois anos depois a festa passou a ser feita nele, onde permanece até hoje. O parque recebeu o nome de Antonio Carbonari, nessa altura já comendador.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas