23.6 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Sem burocracia, está mais fácil ser cidadão italiano

spot_img

A Itália trata os descendentes de imigrantes, principalmente brasileiros, como “oriundi”. E há muito tempo dá a esses descendentes, o direito à cidadania, o que equivale a trânsito livre por toda a Europa – basta apresentar o passaporte vermelho. Mas se tornar cidadão italiano estava complicado, havia muita burocracia.
Agora as coisas vão mudar, com a confirmação de que o Brasil aderiu ao Pacto de Haia. Isso vai facilitar qualquer processo internacional entre brasileiros e demais países que mantém esse acordo, que foi assinado em 1961.
Na prática, o resultado é que a partir dessa fase extingue-se o processo de legalização e validação de documentos para reconhecimento da cidadania italiana, por exemplo. Calcula-se que haja 30 milhões de descendentes de imigrantes de olho na obtenção da cidadania.
Renata Bueno, deputada do Parlamento Italiano (até isso a Itália admite no Brasil), diz que foram oito meses de negociações para haver concordância com os demais países assinantes do Pacto de Haia. Agora, o Brasil deixará de lado toda a parte de legalização de certidões de casamento, nascimento, legalização de empresas, históricos escolares etc.
Ainda de acordo com Renata, a documentação vinda do Brasil atravessa um longo processo de legalização atualmente, mas, além de processos de reconhecimento de cidadania para os descendentes de italianos, a adesão influenciará também em documentos particulares com firma reconhecida, diplomas universitários e escolares, bem como atos societários, entre outros.
No Ministério das Relações Exteriores, tramita o processo com o qual o Brasil irá trabalhar com seu correspondente ministerial nos Países Baixos (responsável pelo Pacto de Haia), com garantias de que seja feito o “depósito” (nome dado ao envio dessa documentação), devendo ocorrer o mais breve possível, segundo afirma o secretário-geral do ministério, Sérgio Danese.
A parlamentar Renata Bueno, ocupante da cadeira desde de 2013 no congresso italiano, tem lutado para a adesão do Brasil ao acordo desde desse período. Ela explica que o Brasil conta com sete consulados italianos em seu território, atendendo 400 mil pessoas de origem italiana residentes no país, e, com a desburocratização do processo, promoverá a mesma contra-partida por parte da Itália, no que tange aos documentos apresentados em seus consulados por esses cidadãos.
E por que a Itália permite a cidadania? O motivo é gratidão. Quando aconteceu a imigração para o Brasil, a Itália vivia um período difícil. A saída dos italianos de lá foi quase que um alívio. Agora, passado tanto tempo, os italianos são gratos aos que vieram para cá – no fim todo mundo acabou se saindo bem. Lá e cá.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas