16.4 C
Jundiaí
sábado, 20 abril, 2024

Itatiba participa da Hora do Planeta

spot_img

Projeto é parceria com o Instituto Ayrton Senna. Seis escolas municipais terão o curso de 30 horas/aula
A prefeitura de Itatiba e o Instituto Ayrton Senna (IAS) acabam de firmar nova parceria. É o projeto de Letramento em Programação, por meio do qual 120 alunos do 6º ao 9º ano de seis escolas da rede municipal de ensino vão aprender a lógica da programação de computadores. “Desenvolvemos, com sucesso, diversos projetos em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Esta nova parceria, além de estar alinhada com a modernidade, já que hoje nossas crianças e adolescentes praticamente já nascem lidando com a tecnologia, poderá revelar talentos nesta área de programação e ainda contribuir para que eles desenvolvam outras habilidades que ajudam nas demais disciplinas curriculares”, enfatiza o prefeito João Fattori.
A primeira etapa do projeto já começou. Na última sexta-feira (6), na Secretaria da Educação, estiveram reunidos equipe técnica do IAS, diretores, coordenadores pedagógicos, monitores de informática e professores responsáveis das seis escolas participantes, que são as Emebs ‘Philomena Salvia Zupardo’, ‘Profª. Maria do Carmo Parisotto Mosca’, ‘Cel. Francisco Rodrigues Barbosa’, ‘Profª. Sonia Rita Penteado Aguiar Santos’, ‘Profª. Guiomar Almeida Ciarbello’ e ‘Profª. Maria Mercedes de Araújo’.
Nesse encontro, que também teve a presença da Secretária da Educação, Fátima Polesi Lukjanenko, os detalhes e etapas do projeto foram apresentados aos envolvidos. O trabalho começa com a capacitação dos professores responsáveis, que conheceram a plataforma code.org, através da qual farão uma pré-formação on line.
Cada escola atenderá uma turma de 15 a 20 alunos, com três aulas semanais no contraturno, totalizando 30 horas de curso. Além da formação on line, no próximo dia 30 os professores vão participar de um encontro presencial, das 13h às 18h, na Emeb ‘Profª. Philomena Zupardo’, onde darão início à elaboração das aulas. Um novo encontro presencial acontecerá no início do mês de abril. Finalizada a formação dos professores, em abril, têm início as aulas para os alunos.
Itatiba foi escolhida pelo IAS para estrear o projeto Letramento em Programação. De acordo com o Instituto, entre as competências do século 21 destacam-se habilidades como resolução de problemas, pensamento sistêmico, criatividade e colaboração.
Para o IAS, uma nova maneira para ensinar essas competências às crianças tem ganhado cada vez mais corpo na educação: O ensino da lógica de programação de computadores. Esse aprendizado é tido hoje por alguns especialistas como algo tão importante quanto a alfabetização para a formação de um protagonista das próximas décadas.
Atentas a esse contexto, muitas escolas de excelência ao redor do mundo, já vêm desenvolvendo iniciativas nesse sentido. Visando garantir que os alunos das escolas públicas brasileiras tenham a oportunidade de desenvolver essas habilidades, o Instituto Ayrton Senna está desenvolvendo o projeto de Letramento em Programação.
Mais que navegar na internet, criar planilhas ou escrever textos, programar envolve aprender a língua dos computadores, transformando a máquina em uma ferramenta incrível capaz de solucionar os mais diversos e complexos tipos de problemas. Dessa maneira, o hábito de programar desenvolve o raciocínio lógico, a capacidade de resolver problemas e a criatividade, habilidades muito importantes para outras áreas do conhecimento, como português, matemática e ciências.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas