20.5 C
Jundiaí
sábado, 20 abril, 2024

Itatiba inicia inspeção em lava-rápidos na região

spot_img

A Prefeitura de Itatiba começou o trabalho de inspeção em lava-rápidos para verificar se atendem às normas ambientais determinadas por lei e pelos órgãos competentes. Diversos já foram visitados. Os que são aprovados pela inspeção recebem uma placa que certifica as adequações e os que não atendem às normas são embargados. O prazo para a regularização é de 120 dias após a inspeção. Dos 22 lava rápidos visitados, oito foram aprovados e seis estão no prazo de adequação. Outros cinco foram embargados por falta de alvará ou por irregularidades ambientais.
Rosana Faccina, dona de um dos lava-rápidos aprovados, afirma que para realizar as adequações ambientais necessárias gastou R$ 6,7 mil. Entre as medidas está a outorga do poço, a análise da água com hidrômetro e a coleta de lodo periodicamente. “Considero importantíssimo que a prefeitura fiscalize se está tudo certo com os lava-rápidos da cidade para que o meio ambiente não seja prejudicado”, comenta Rosana.
As normas ambientais evitam que lençóis freáticos e o solo sejam contaminados por óleos e produtos de limpeza utilizados na lavagem dos veículos. A população pode ajudar denunciando pelo telefone (11) 3183-0729 caso tenha conhecimento de algum estabelecimento funcionando irregularmente. A Cetesb fiscaliza lava-carros instalados em postos de combustíveis.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas