22.4 C
Jundiaí
terça-feira, 19 março, 2024

Varejo na região de Jundiaí abre 571 vagas com carteira assinada em agosto

spot_img

O comércio varejista de Jundiaí abriu 571 postos de trabalho em agosto, resultado de 3.949 admissões contra 3.378 desligamentos. Nos oito primeiros meses do ano, o setor fechou 1.969 vagas com carteira assinada, e no acumulado dos últimos 12 meses, 523 vínculos foram encerrados. Com isso, o varejo na região finalizou o mês com estoque ativo de 102.571 trabalhadores formais, queda de 0,5% em relação ao mesmo período de 2017. A região compreende 36 municípios.

As informações são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP Varejo), da FecomercioSP, elaborada com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, obtido com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Das nove atividades analisadas, cinco sofreram queda no estoque de trabalhadores em comparação a agosto de 2017, com destaque para lojas de vestuário, tecidos e calçados (-4,6%) e de móveis e decoração (-3,2%). Por outro lado, os segmentos de concessionárias de veículos (2,6%) e de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (2,3%) apontaram as maiores altas na mesma base comparativa.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, em agosto, sazonalmente há geração de vagas, visto que o número de desligamentos de trabalhadores é mais baixo nesse mês. Isso ocorre porque o período antecede a data-base de boa parte da categoria, em 1° de setembro.

Conforme a lei, se o empregado for dispensado sem justa causa no período de 30 dias que antecede sua correção salarial, terá direito à indenização adicional equivalente a um salário mensal. Esse aumento de custo à dispensa desestimula o empresário do varejo a demitir sem justa causa, e, por isso, os 67.117 desligados em agosto é o menor patamar mensal de 2018 até agora.

 
Leia também: Quem são os erês na umbanda? Ainda vão reencarnar?
 

Assim, a geração de vagas se alavanca. Além desse processo, são notáveis as boas perspectivas que marcam normalmente o segundo semestre para o varejo, muito influenciado pela injeção do décimo terceiro salário, avalia a Federação.

A Entidade ressalta sobre as contratações de trabalhadores temporários para as vendas de fim de ano. A FecomercioSP sugere que o empresário faça seu planejamento do quadro funcional para avaliar a necessidade de admissões, assim como as possibilidades dos tipos de jornadas de trabalho e suas peculiaridades e regramentos: trabalho temporário, contrato por tempo determinado, contratação direta, modalidade intermitente e contrato com jornadas especiais.

Região de Jundiaí

Águas de Lindoia, Amparo, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Campo Limpo Paulista, Conchal, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Itapira, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Lindoia, Louveira, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Santo Antônio da Posse, Santo Antônio do Jardim, Serra Negra, Socorro, Tuiuti, Vargem, Várzea Paulista, Vinhedo.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas