HomeJundiaíPrevenção de câncer bucal tem ação no Centro de Jundiaí

Prevenção de câncer bucal tem ação no Centro de Jundiaí

Exames preventivos de câncer bucal serão realizados gratuitamente, durante o sábado (6), das 8h às 17h, na Praça Governador Pedro de Toledo em Jundiaí. A ação é gratuita e os exames serão realizados em van equipada com consultório odontológico.

Os casos suspeitos serão encaminhados para o Ambulatório de Especialidades do Hospital São Vicente de Paulo para o acompanhamento, e, em caso de comprovação, o tratamento.

O Instituo Nacional do Câncer (Inca) prevê 600 mil novos casos de câncer no Brasil em 2018 e a morte de 6.579 pessoas por ano devido ao câncer bucal, doença que tem fatores de risco e, portanto, com prevenção pode ser evitada. Manchas e aftas que não cicatrizam em 15 dias podem ser indícios de câncer bucal e o cirurgião-dentista é o profissional apto a fazer o diagnóstico correto e encaminhar o paciente para exames aprofundados e tratamento.

 

Leia também: Pesquisa Datafolha revela o percentual de eleitores que usam redes sociais

 

De acordo com o dentista José Antonio Kachan Júnior, Delegado do CROSP Seccional de Jundiaí e coordenador da Cirurgia Buco Maxilo Facial do HSVP, os casos suspeitos terão encaminhamento imediato. “As pessoas diagnosticadas com suspeita de câncer bucal sairão do atendimento, no sábado, já com agendamento no Ambulatório de Especialidades do HSVP. O tratamento terá começo, meio e fim”, explica. Para participar da ação, basta comparecer à praça, no horário estabelecido, para passar pelo exame.

Perfil
O perfil dos pacientes com câncer de boca mudou nos últimos anos. A doença, que antes tinha uma incidência maior entre homens mais velhos, principalmente por causa do consumo de álcool e cigarro, agora acomete também homens jovens, com idade entre 30 e 44 anos, além de adolescentes e idosos. Entre as mulheres, a doença também tem aumentado, especialmente nessas faixas etárias. O motivo é a maior exposição ao sexo oral sem proteção. Por isso é importante a vacinação contra o HPV desde cedo em meninos, bandeira levantada pela ABCD.




Comentários
})(jQuery)